Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

7 dicas que vão aumentar a sua produtividade em vendas

dicas que vão aumentar a sua produtividade em vendas

Compartilhar:

As atividades comerciais são muito importantes para manter o faturamento e o fluxo de recursos na sua empresa. Por isso, vale a pena entender como aumentar a produtividade para vender mais. Por meio de algumas práticas, você consegue criar um bom ritmo de prospecção e negociação dos seus produtos ou serviços.

Especialmente no varejo, em que a concorrência é bastante acirrada, você precisa encontrar meios de se destacar dos demais. Organizamos um guia sobre quais as melhores práticas para aumentar a sua produtividade em vendas. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nossas orientações!

O que é produtividade em vendas?

A produtividade em vendas representa a capacidade da sua empresa de alcançar novos clientes e aumentar o número de conversões em um determinado período. Isso pode ser feito por meio de diversas melhorias nas ferramentas disponíveis, nos canais de aquisição de cliente e nos recursos para treinamento dos vendedores.

A ideia é incluir elementos para automatizar o processo de vendas, trazendo mais eficiência para toda a parte comercial do negócio. Isso não significa exclusivamente a realização do maior número de vendas possível, já que também envolve mais qualidade, rentabilidade e satisfação para os consumidores.

Logo, para aumentar a produtividade em vendas, é necessário ampliar o trabalho feito e a qualidade das ações realizadas na hora de interagir com o consumidor. Nesse caso, vale a pena considerar o uso de tecnologias que agilizam o relacionamento com o cliente e simplificam as etapas de vendas.

Como aumentar a produtividade em vendas no varejo?

Entender como aumentar a produtividade na área de vendas é essencial para conseguir bons resultados. Afinal, sem vender não há dinheiro em caixa para manter a empresa funcionando, não é mesmo? Por isso, destacamos várias dicas que podem ajudar. Veja a seguir!

1. Planeje cada dia

O primeiro passo que deve ser adotado diz respeito ao planejamento. Ele vai ajudar a direcionar o esforço da equipe e a garantir que a produtividade seja mais elevada. Por isso, não deve ser deixado de lado.

Por exemplo, você pode planejar como a equipe vai fazer as prospecções ativas — por telefone, e-mail marketing ou outro canal —, quem vai fazer os atendimentos das pessoas que chegam ao estabelecimento e muito mais.

2. Estabeleça metas

Além de fazer o planejamento do dia a dia, também é necessário definir as metas. Elas são parte importante para a sua equipe trabalhar com motivação e com mais direcionamento sobre o que precisa atingir.

Lembre-se de que as metas precisam ter prazo e devem ser atingíveis, caso contrário, podem ter um efeito não tão bom. Ainda é importante ter metas para o curto, médio e longo prazo. Vale também ter boas recompensas para os colaboradores que chegam aos resultados desejados.

3. Liste as prioridades

Com o planejamento e as metas definidas, outra boa dica de produtividade para a área de vendas é ter prioridades bem estabelecidas. Elas vão ajudar a organizar o dia a dia de trabalho e a manter os colaboradores focados em chegar aos resultados. Para isso, pode-se usar as seguintes práticas:

  • identifique as necessidades mais urgentes;
  • revise o programa de trabalho para se concentrar nas prioridades;
  • estabeleça prazos de curto, médio e longo prazo para as tarefas;
  • gerencie as tarefas diárias para que sejam concluídas;
  • classifique as tarefas em prioridades altas, médias e baixas;
  • foque em uma tarefa de cada vez.

4. Controle o fluxo de e-mails

Outra atividade que é comum no cotidiano da equipe de vendas é relacionada ao fluxo de e-mails. Para não deixar os clientes esperando, é importante ter organização. Afinal, quanto mais tempo o time demorar para responder, maiores serão as chances de perder uma negociação.

Para driblar esse problema, defina um horário específico durante o período da manhã e da tarde para responder a todas as mensagens que chegam por esse canal. Além disso, em caso de prospecções por e-mail, vale adotar essa mesma prática.

5. Tenha uma agenda online

O uso de agendas online melhora a organização e evita que ocorram esquecimentos de eventos. Por exemplo, imagine marcar uma reunião com um cliente para apresentar uma proposta e, por esquecimento, faltar a ela?

Esse tipo de acontecimento demonstra falta de organização e perda da credibilidade. Por meio das agendas online, você consegue organizar o dia do pessoal de vendas, além de poder definir lembretes que ajudam a manter as atividades em dia.

6. Invista em treinamento

Mais uma dica que vai ajudar a aumentar a produtividade em vendas é investir nos treinamentos. Afinal, pessoas com boa capacidade técnica tendem a render melhor do que as que ainda estão se desenvolvendo.

Essa é uma ótima forma de melhorar o rendimento e o aprendizado dos colaboradores. Os treinamentos são importantes para aumentar a agilidade na hora de executar tarefas. Além disso, têm o potencial de motivar os colaboradores e de trazer mais resultados para a empresa. Portanto, não devem ser deixados de fora da sua estratégia.

7. Use a tecnologia a seu favor

Por fim, a última dica é relacionada ao uso da tecnologia. Existem diversos recursos que vão ajudar na hora de organizar o cotidiano de trabalho e de manter a produtividade alta, como é o caso das agendas online, citadas anteriormente.

Porém, não para por aí. É possível utilizar softwares, banco de dados e outras diversas tecnologias que vão potencializar os resultados de quem trabalha com vendas. Vale também utilizar recursos que facilitam a vida dos clientes e oferecem um diferencial competitivo para a empresa.

Como a Granito pode ajudar?

Para trazer mais flexibilidade para suas vendas, a Granito dispõe de diversas máquinas de cartão que trazem mais conforto, praticidade e benefícios na hora de concluir uma negociação com o cliente. 

Além disso, você tem acesso a recursos de integração do software de gestão com a máquina sem fio. Isso traz mais segurança e controle sobre as transações, além de facilidade para o processo de pagamento. Isso é essencial para transmitir confiabilidade e praticidade para os clientes.

Também vale destacar que esse recurso oferece importantes diferenciais para sua empresa, pois agrega a eficiência da máquina de cartão com a tecnologia necessária para evitar a bitributação, além de trazer mais controle para esse tipo de processo.

Entendeu quais são as principais dicas para aumentar a produtividade em vendas e conseguir ter melhores resultados na sua empresa? Ao colocar em prática o que você viu ao longo do texto, fica mais fácil realizar vendas e manter a empresa competitiva no seu nicho de atuação.

Quer ter acesso a outros conteúdos que podem melhorar a produtividade em vendas? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.