Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

9 dicas de estratégias de vendas para implementar no seu negócio

estratégias de vendas

Compartilhar:

Não há uma única empresa que não almeje vender mais. Afinal, é a partir disso que surgem os resultados corporativos positivos. Para fazer acontecer, é preciso investir em estratégias de vendas realmente capazes de atrair e converter clientes

Se está se perguntando quais seriam as melhores opções nesse sentido, saiba que, neste conteúdo, você encontra 9 dicas sobre o assunto. Confira e aproveite para implementá-las no seu negócio!

O que são estratégias de vendas? 

As estratégias de vendas é um conjunto de decisões, táticas e ações aplicadas pelas empresas com o objetivo de ampliar tanto a atração de potenciais clientes quanto sua conversão em compradores

Elas envolvem esforços que se estendem desde a comunicação e o marketing até a persuasão do público, o acompanhamento da carteira e a fidelização dos consumidores. Ou seja, servem para encontrar, chamar a atenção, conquistar e manter a clientela.

Por que são importantes?

Como é viável perceber pelos seus objetivos, as estratégias de vendas são mecanismos importantes para melhorar os resultados do negócio. Afinal, aumentam o desempenho e otimizam a atuação da equipe comercial.

Assim, têm um papel significativo no cotidiano da empresa. Pois funcionam como um guia para a atuação dos colaboradores da área, em relação à abordagem, comunicação e ao atendimento ao público.

Mais que isso, maximizam os efeitos de ações e decisões tomadas, uma vez que eliminam o que não agrega a finalidade de atingir as metas corporativas. Dessa forma, também impactam o investimento de recursos, elevando sua efetividade.

Como implementar estratégias de vendas no negócio?

Implementar estratégias de vendas em um negócio depende de escolher as opções ideais e atuar para que gerem os efeitos esperados. Veja, a seguir, 9 dicas para ajudar você com isso!

1. Adapte-se ao cliente

Apresentar adaptabilidade a transformações é uma parte importante das estratégias de vendas, já que o mercado muda constantemente. Isso acontece tanto em relação aos concorrentes, que lançam novas táticas e impactam o ambiente de negócios, quanto ao comportamento do consumidor.

Nesse cenário, acompanhar esse último para agir de maneira flexível ao responder ou atender às necessidades e demandas que surgem e criar uma experiência de consumo positiva é a principal forma de manter o empreendimento competitivo.

2. Demonstre autoridade

Outros elementos que compõem as estratégias de vendas são as técnicas de persuasão. Dentre elas, demonstrar autoridade destaca-se ao gerar confiabilidade no cliente e tornar a empresa uma referência. Na prática, ela exige que a equipe domine a proposta de valor da solução oferecida, mostrando isso ao se posicionar nas interações com o público.

3. Tenha empatia 

Entender as dores, as demandas e os desejos do público exige mais que observar o que o cliente sente no momento do atendimento. Desse modo, ter empatia é uma estratégia de vendas capaz de moldar todo o posicionamento do negócio.

Para tanto, é fundamental entender o que o potencial comprador procura. Como consequência, a empresa consegue demonstrar para o consumidor como resolve seu problema, e ele percebe que o empreendimento se preocupa com suas necessidades.

4. Conheça o perfil do comprador

Conhecer o perfil de consumo é outra das estratégias de vendas que servem para embasar ações e decisões comerciais. Nesse caso, analisar as redes sociais do seu negócio e da concorrência, o histórico de transações e realizar pesquisas permite encontrar padrões que definem quem tem mais chance de comprar de sua empresa.

5. Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de custo baixo com amplo alcance, que viabiliza atrair e levar o consumidor até a loja ou o site. Para aumentar os resultados, seu conteúdo deve divulgar boas ofertas, diferenciais e benefícios, bem como é importante segmentar a base de público, enviando informações específicas para cada perfil.

6. Use up-selling e cross-selling

O up-selling é uma técnica de vendas que visa elevar o valor da compra ao oferecer produtos melhores. Já o cross-selling busca efetivar isso por meio de itens complementares

Essas duas estratégias são amplamente usadas no comércio online, principalmente com sugestões automatizadas. Entretanto, também podem ser aplicadas em lojas físicas, se os vendedores conhecem bem o portfólio.

7. Invista em SEO

Utilizando o SEO para otimizar seu site ou blog, a fim de ranquear melhor nos mecanismos de busca, é possível atrair novos clientes. Isso exige o uso de boas práticas — palavras-chave mais procuradas, links relevantes, URLs simples etc. — na produção de conteúdos informativos, descrições de itens e páginas de vendas.

8. Saiba contornar objeções

Outra das estratégias de vendas cuja aplicação é prática no contato com os consumidores envolve antecipar e contornar as objeções que eles apresentam durante a negociação. Basicamente, fazer isso amplia as chances de o cliente comprar, já que retira do caminho os motivos que o estão impedindo. Assim, o ideal é colocar-se no lugar do público e analisar produtos ou serviços, condições etc.

9. Conte com a ajuda da tecnologia

Atualmente, o público valoriza negócios que oferecem uma experiência de consumo de qualidade. Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada, apresentando algumas possibilidades como:

  • lojas virtuais, redes sociais e aplicativos de comunicação que aproximam empresa do cliente e reduzem o esforço de compra;
  • soluções de pagamento, como as Máquinas Granito, que aumentam as opções dos consumidores e permitem que adquiram mais itens em condições mais adequadas às suas necessidades financeiras.

Qual é a importância para a estratégia de vendas de contar com uma Máquina Granito?

Ter uma Máquina de Pagamento Granito em seu estabelecimento é bom para você e seu cliente. Ele passa a contar com a segurança de não carregar dinheiro, uma maior variedade de opções de pagamento e a possibilidade de adquirir um produto que queira ou precise em melhores condições financeiras.

Já para seu empreendimento, esse tipo de solução deve fazer parte da estratégia comercial, uma vez que gera vantagens como:

  • atração de novos públicos;
  • ampliação no volume de vendas;
  • diminuição da inadimplência;
  • redução de riscos associados a ter dinheiro em caixa.

Empresas que implementam estratégias de vendas acabam conquistando diferenciais competitivos frente ao mercado e obtêm benefícios práticos na hora de fechar as negociações, ampliando seus resultados comerciais. Diante disso, você concorda que não pode deixar de seguir as dicas desse conteúdo?

A Granito está no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Então, siga-nos para acompanhar outras novidades e dicas úteis para seu negócio!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.