BLOG

O que é e como funciona a divisão de vendas na sua máquina de pagamentos?

divisao de pagamentos

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Muitos gestores à frente de pequenas ou médias empresas, que demandam soluções de divisão de pagamentos, estão tão acostumados a processos arcaicos, como cadernos e planilhas, que acabam não percebendo a quantidade de tempo e recursos que são desperdiçados ao realizar essa atividade de forma manual. Como veremos ao longo deste material, além da perda de eficiência operacional, a divisão de vendas realizada manualmente também impacta a gestão financeira do negócio, gerando custos tributários muito altos.

Com o intuito de trazer mais luz sobre o tema e ajudar donos ou gerentes de diversos segmentos (como bares, restaurantes, clínicas médicas, salões de beleza etc.) sobre como otimizar a sua divisão de vendas, é que preparamos este material para você. Nós, da Granito, estamos totalmente convencidos de que temos a melhor e mais completa solução do mercado, capaz de oferecer todo o suporte na operação e gestão da divisão de vendas da sua empresa. E é justamente por meio deste conteúdo que vamos apresentar em quais argumentos se baseia essa convicção.

A proposta aqui é explicar como funciona a divisão de pagamentos e também ensinar o passo a passo que você deve seguir para ativar e utilizar a função de divisão de vendas nas máquinas Granito. Portanto, ao longo dos próximos capítulos, você vai descobrir – por meio de exemplos práticos direcionados a diversos ramos de negócios – as vantagens de se usar a máquina Granito para a divisão de vendas, e quais são as principais características de funcionamento desse equipamento.

Quer saber mais? Então continue a leitura, pois você vai se surpreender com a praticidade e simplicidade de uso das máquinas de pagamentos da Granito.

Qual é a relação entre melhoria contínua e divisão de vendas?

Todo empreendedor perspicaz está continuamente à procura de métodos, técnicas e modelos de gestão capazes de aprimorar os seus processos para ajudá-lo a vender mais produtos, prestar mais serviços, conseguir reduzir seus custos e despesas. Podemos afirmar que esta é a sina do empreendedor: otimizar os seus resultados de uma maneira geral, por meio de um processo ininterrupto de melhoria.

No entanto, quando falamos em melhorias, muitos associam esse conceito aos grandes investimentos realizados para a compra de novas máquinas, insumos e equipamentos, ou outros relacionados à atualização tecnológica, como a aquisição de hardwares e softwares mais modernos voltados à transformação digital.

Além disso, muitos gestores se preocupam em otimizar processos por meio da implementação de novas ferramentas de gestão, consultorias e outras ações que também exigem um aporte maior de recursos.

Diante de cenários de crise e da competição cada vez mais acirrada no mercado, fica fácil entender que tais investimentos mais “volumosos” são realmente necessários e têm o seu espaço nesse processo de melhoria contínua que comentamos. 

Porém, é necessário que o empreendedor tenha em mente que a otimização do seu negócio precisa atingir aspectos corriqueiros, que, muitas vezes, não recebem a devida atenção, por desconhecimento das inovações que o mercado apresenta.

Dentre as inovações que não exigem grandes somas de dinheiro para serem implementadas e que estão disponíveis para tornar o cotidiano do empreendedor mais eficiente, estão as tecnologias para divisão de vendas. 

Com tudo que expomos até aqui, você já deve ter notado a importância de aprofundar o conhecimento sobre como é possível aprimorar os processos relacionados ao controle das transações de vendas, e quais soluções estão disponíveis para ajudar com essa tarefa. 

Diante disso, nos próximos tópicos vamos explorar o porquê da máquina de pagamento Granito ser a melhor solução para a divisão de vendas da sua empresa.

O que é e como funciona a divisão de pagamentos?

Antes de avançarmos no assunto, é necessário abordar brevemente a finalidade da divisão de pagamentos e a sua importância para a rotina de funcionamento de um negócio.

A divisão de vendas (ou pagamentos) é a atividade responsável pelo cálculo, pela implementação e supervisão dos lançamentos na folha de pagamento dos funcionários e servidores ativos, aposentados, pensionistas, professores substitutos/temporários e estagiários. Enfim, de qualquer profissional que tenha valores a receber de uma empresa, oriundos de um acordo de divisão previamente estabelecido.

Sendo assim, a divisão de vendas operada por meio das máquinas Granito permite que os valores correspondentes a cada parceiro sejam repassados de forma quase instantânea para todos os envolvidos.

Mais adiante, você vai descobrir como começar a utilizar essa ferramenta, na prática, e como ela é capaz de otimizar os processos internos de uma empresa, ao mesmo tempo que aumenta a economia de recursos, seja pela redução de impostos, seja pela maior eficiência operacional ao eliminar o tempo gasto com a divisão de vendas “manual”.

Quem atua como dono ou gestor à frente de um negócio, seja ele de qualquer ramo de atividade, sabe muito bem como o gerenciamento orçamentário pode ser uma atividade complexa e trabalhosa.

Afinal, o fluxo financeiro de um negócio envolve outros atores além de compradores e vendedores, como o governo e a sua cobrança recorrente de impostos. Diante do que expomos, é fundamental que esses mesmos gestores e líderes utilizem as soluções das máquinas de pagamentos da Granito para promover maior eficiência e eficácia na condução de suas atividades, eliminando a bitributação e facilitando o repasse dos valores aos seus parceiros.

Essas são algumas das vantagens que as máquinas com a função de divisão de vendas proporcionam às empresas. No próximo tópico, vamos continuar abordando sobre essas vantagens, porém com um olhar mais específico em alguns ramos de atividade. Confira!

Quais são as vantagens de usar a divisão de pagamentos?

Agora que já entendemos melhor e de maneira mais ampla o que é, como funciona e qual é a importância do processo de divisão de vendas, chegou o momento de apresentar as vantagens que a divisão de vendas das máquinas Granito proporcionam.

Para que esse material não fique apenas no campo das ideias, vamos conhecer mais sobre os recursos das máquinas Granito, porém com um foco maior na experiência diária de uma empresa, ou seja, no uso prático da ferramenta em diferentes ramos de atividade.

Dessa forma, você conseguirá entender de maneira objetiva quais são as melhorias e os benefícios dessa solução, observando o exemplo de clínicas médicas, bares, restaurantes e salões de beleza.

E não se preocupe, pois, no próximo tópico, você vai conferir um guia completo sobre como configurar e ativar a funcionalidade de divisão de vendas em sua máquina Granito e, assim, começar a usufruir de todos os benefícios descritos nos exemplos a seguir. Acompanhe!

1 – Vantagens da Máquina de Pagamentos da Granito para Clínicas e Profissionais de Saúde

O setor de saúde é o primeiro exemplo de nicho de negócio que pode ser beneficiado com as facilidades da divisão de vendas. Sendo assim, a máquina Granito se torna uma importante ferramenta capaz de reduzir custos, agilizar processos, organizar o repasse de pagamentos ou dividir as transações entre os profissionais e as clínicas.

No método arcaico de divisão de vendas, tanto o profissional como a clínica acabam pagando impostos sobre os mesmos valores, ou seja, eles pagam duas vezes os mesmos tributos dos valores das consultas.

Diante dessa realidade, muitos profissionais se questionavam se não haveria uma forma de economizar no pagamento dos impostos, com uma maneira mais fácil de cobrar os serviços dos médicos e da clínica separadamente.

Foi assim que surgiu a Solução de Divisão de Transações para Clínicas Médicas da máquina Granito. Com ela, o pagamento é dividido entre os médicos e a clínica, sendo necessário apenas definir na própria máquina ou no portal Granito o quanto cada um deverá receber.

No momento do pagamento, o sistema divide a transação conforme programado, e o médico receberá sua parte pelo atendimento diretamente em sua conta, sem que esse valor passe pelo caixa da clínica. Essa solução também é capaz de emitir nota fiscal com tomador de serviços identificado, como é exigido para os serviços prestados na área da saúde.

Além disso, cada profissional pode conferir seus pagamentos no portal Granito, de forma rápida e transparente, sem nenhum custo adicional. Com o auxílio dessa ferramenta, as clínicas agora podem economizar até 65% nos seus impostos, pois se evita a bitributação.

2 – Vantagens da Máquina de Pagamentos da Granito para Centros de Beleza e Estética

Controlar as transações de pagamentos dos centros de beleza e estética não precisa mais ser uma dor de cabeça. Com a solução divisão de vendas da máquina Granito, os gerentes de salões eliminam a bitributação, dividindo o pagamento do serviço realizado entre o estabelecimento e um número ilimitado de profissionais.

Além dessa facilidade, a máquina de pagamentos da Granito também conta com a integração nativa com os maiores e melhores softwares de gestão do mercado de beleza.

Como exemplo da influência das soluções da máquina Granito no dia a dia de um negócio do setor de beleza, vamos imaginar uma dona de salão, que chamaremos aqui de Marina. Marina conta com os serviços de diversos profissionais, entre cabeleireiros, manicures e esteticistas.

Para conseguir controlar os valores devidos como repasse, todo mês, Marina despende horas calculando as transações pagas em cartão, para só depois dividir o montante com cada um dos profissionais citados.

Porém, isso mudou desde que Marina começou a usar a máquina Granito como solução de Máquina de pagamento. Com a solução da divisão de vendas, toda vez que o cliente do salão da Marina realiza o pagamento no caixa pela máquina Granito, com uma única transação, todos os profissionais do salão recebem os valores de seus serviços diretamente em suas contas.

Tudo acontece de forma muito simples, pois o processo de divisão pode ser realizado na própria máquina ou no portal do cliente, sem nenhum tipo de custo adicional.

Assim, a remuneração do profissional não precisa mais passar pela conta do salão. Dessa forma, Marina consegue reduzir os seus custos, pois não pagará mais bitributação (pagar o mesmo imposto por duas vezes). 

A funcionalidade também é extremamente vantajosa para os profissionais do salão de Marina, pois agora todos eles têm maior autonomia e controle do que receberam. Por meio do portal Granito, cada profissional possui liberdade para realizar consultas, escolher as melhores datas de pagamento e até o adiantamento de valores.

3 – Vantagens da Máquina de Pagamentos da Granito para Bares e Restaurantes

A máquina Granito também é uma excelente opção para as empresas que atuam no segmento de bares e restaurantes. Dentre as facilidades que essa ferramenta oferece aos donos ou gerentes desses negócios, está a objetividade para o repasse de gorjetas, a redução de custos operacionais e do impacto da carga tributária dos seus bares ou restaurantes, tornando a administração muito mais eficiente e eficaz.

Para entender melhor essas facilidades, imagine um garçom (que aqui chamaremos de Bruno) que trabalha em um restaurante (cujo proprietário é o Marcos, mais um nome fictício que usaremos como exemplo), onde recebe todas as suas gorjetas somadas ao seu salário, exatamente como prevê a lei da gorjeta.

Porém, fato é que tal lei gerou problemas ao trazer uma série de tributos, que, na prática, reduziram em até 40% o valor da gorjeta recebida por Bruno. No entanto, essa realidade mudou assim que Marcos (Empregador do Bruno) começou a utilizar a Granito como solução de máquina de pagamento.

Agora o valor da gorjeta não precisa mais passar pelo caixa do restaurante. No momento do pagamento, após a inserção do cartão do cliente, Bruno digita o valor total da compra na maquininha, e ela oferece algumas sugestões de gorjeta para o cliente, que paga tudo em uma única transação.

Dessa forma, o pagamento é dividido, o consumo vai para o caixa do restaurante, e as gorjetas vão diretamente para um fundo dos funcionários, que podem optar como dividir esse valor entre os colaboradores do restaurante.

Essa nova maneira de receber gorjetas e dividir pagamentos, proporcionada pela máquina Granito, trouxe benefícios a todos os envolvidos. Assim, agora Bruno pode receber integralmente as suas gorjetas, e Marcos não precisa mais se preocupar em reservar um tempo da sua rotina de trabalho para poder administrar e dividir os valores entre os funcionários.

De igual modo, os clientes também são favorecidos, pois passam a contar com uma maior liberdade para decidir quanto desejam pagar na cortesia.

Como funciona a ativação da divisão de pagamento pela Granito?

No primeiro tópico, conseguimos compreender mais claramente o que é e como funciona a divisão de vendas nas empresas. Já no tópico anterior, também vimos exemplos incríveis sobre as vantagens que o uso da máquina Granito proporcionam para os negócios de diferentes ramos.

Agora, com todas essas informações em mente, chegou o momento de iniciarmos a parte prática, apresentando o passo a passo de configuração e ativação da divisão de vendas na sua máquina granito, de forma detalhada.

Com isso, você poderá utilizar este material também como um manual de consulta técnica, sempre que precisar ou quiser relembrar algum procedimento. Está pronto para começar!? Então vamos lá!

1 – Configuração da divisão de vendas nas máquinas de pagamentos da Granito.

Agora que já sabemos bastante sobre o que é a divisão de vendas e quais são as vantagens de utilizar esse recurso na sua empresa, chegou o momento de avançarmos para a parte prática. Neste tópico, vamos abordar o passo a passo necessário para configurar a sua máquina Granito, para liberar a ferramenta de divisão de vendas, tema deste material.

Como vimos, a finalidade da divisão de vendas é repartir entre os usuários os valores correspondentes à sua participação sobre cada venda realizada.

Portanto, o passo inicial da habilitação dessa funcionalidade é o cadastramento de todos os usuários com os quais serão divididas as transações. Para isso, é preciso que eles estejam devidamente credenciados na Granito.

Caso deseje fazer novos credenciamentos, é muito fácil. Basta ligar para o setor de atendimento da Granito ou falar diretamente com o seu atendente comercial. Após essa etapa, podemos iniciar o processo de habilitação, começando pelo usuário principal, que já deve ter o seu cadastro concluído no portal Granito. Agora é só pegar a sua máquina Granito e clicar no “menu”, “CNPJ” ou “CPF”.

Insira os seus dados e confirme no botão verde. Depois, é só digitar a senha de configuração que você recebe, em, no máximo, três dias úteis após o credenciamento do seu estabelecimento. Em seguida, digite o número PDV (que é o número do equipamento habilitado no portal Granito), clique no botão verde e espere até o final da configuração do usuário principal.

Depois de configurar o usuário principal, é necessário configurar também os demais profissionais que farão parte da divisão de vendas. Acesse o “menu” e siga esse caminho: “produtos”, “divisão de vendas” e “cadastrar usuário”. Nesse último caminho, aparece as opções para você selecionar entre “CNPJ” ou “CPF”.

Escolha a opção pertinente, insira os seus dados e confirme pressionando o botão verde. Conclua o processo inserindo a sua senha (que é a mesma utilizada no castro principal) e pronto. Está feito! A partir desse momento, a sua máquina Granito já está preparada com o cadastro principal e com o cadastro de divisão de vendas.

Lembre-se de que a sua máquina suporta o cadastro de até 120 usuários, ou seja, o cadastro principal mais outros 119. Nas se esqueça de que esse mesmo processo de configuração de usuários para divisão de vendas pode ser realizado por meio do portal Granito.

2 – Operação de Divisão de Vendas | Tutorial Máquina Granito

Confira agora o passo a passo correto sobre como realizar uma transação comum com a funcionalidade de Divisão de Vendas direto na sua máquina Granito. Vamos lá!? 

Com a máquina ligada, insira o cartão, selecione a modalidade entre crédito e débito e digite o valor. Solicite ao seu cliente que digite a senha e confirme no botão verde. Agora a transação será processada e, se for aprovada, teremos a impressão do comprovante e a impressão da via do cliente.

Pronto, o cartão já pode ser removido. Agora realizaremos a divisão de vendas. Aparecerá no visor de sua máquina, se deseja ou não dividir a venda. 

Caso não deseje dividir a venda, basta selecionar a opção “não dividir a venda”, e, assim, o valor total da transação irá para o usuário principal do equipamento. Escolhendo a opção “dividir via portal”, a venda ficará disponível para dividir pela internet. Vamos ver agora como dividir as vendas direto na máquina.

Primeiro, selecione a opção “dividir a venda”, em seguida, aparecerá em seu visor uma lista com todos os usuários pré-cadastrados para a divisão. Agora basta selecionar o usuário que deseja fazer a divisão, digitar o valor que deseja dividir e clicar no botão verde para confirmar. Em seguida, confira se todas as informações estão corretas.

Caso estejam, continue com a divisão, confirmando novamente no botão verde. Se o valor remanescente for para o usuário principal, clique em “cancelar” para ir direto à confirmação da divisão. Se você desejar continuar a divisão do valor, apenas selecione mais um usuário para dividir. Para isso, basta repetir o mesmo processo até finalizar o valor a ser dividido.

Finalizada essa operação, existe ainda a opção de imprimir um comprovante da divisão realizada. A instrução “Deseja que seja impresso?” aparecerá na tela. Caso queira imprimir, aperte o botão verde, caso contrário, clique no botão vermelho, e pronto! Você acaba de fazer uma transação por divisão de vendas com a divisão direto na sua máquina Granito.

3 – Exclusão da Divisão de Vendas | Tutorial Máquina Granito

Uma forma importante de manter atualizado o cadastro de beneficiários com a divisão de vendas é por meio da exclusão de usuários antigos. Por isso, a partir de agora, vamos mostrar como remover um cadastro secundário de divisão de vendas na sua máquina Granito.

Como nos tópicos anteriores, você deve primeiro ligar a máquina e clicar na tela em “menu”. Em seguida, clique em “produtos”, seguido por “divisão de vendas” e, por fim, “remova usuário secundário”.

Feito esse caminho, aparecerá em seu visor sua lista de usuários cadastrados. Então basta selecionar o usuário que deseja remover e digitar a sua senha de configuração (a mesma do cadastro principal). Após inserir a senha, clique no botão verde para confirmar, e logo aparecerá em seu visor a pergunta se deseja mesmo excluir esse usuário. Clique em confirmar com o botão verde, e pronto! Agora você já sabe como remover um cadastro secundário de divisão de vendas.

Até aqui, podemos observar a importância da divisão de pagamentos para o bom desempenho das empresas em seus mercados locais. Além disso, vimos também como a função de divisão de vendas atua como um ótimo redutor de custo, reduzindo o impacto financeiro negativo causado pela bitributação.

Esse recurso disponível nas máquinas Granito permite que haja uma maior eficiência operacional. Afinal, não é mais necessário que o financeiro passe horas calculando as transações, a fim de identificar a parte correspondente de cada parceiro.

Com a divisão de vendas pré-configurada em sua máquina, todo o repasse entre os parceiros de negócio pode ser feito diretamente no equipamento, logo depois da confirmação da transação. Sendo assim, o que nos resta mais uma vez é reforçar que a sua empresa adote a máquina Granito como parte da sua estratégia de diferenciação e otimização. 

Como todos os principais questionamentos envolvendo a divisão de pagamentos foram respondidos neste material, agora você está munido de informações suficientes para tomar a sua decisão e incorporar em sua empresa essa e outras soluções disponibilizadas pela máquina Granito.

O que achou dessas informações? Já consegue entender a importância de adotar as melhores ferramentas para uma divisão de pagamentos mais eficiente? Então aproveite para nos seguir em nossas redes sociais, para você ficar sempre conectado com o que há de melhor em conteúdos e soluções relacionados ao universo empreendedor. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.