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Campanha Black Friday: saiba como vender mais no varejo

campanha de black friday varejo

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O varejo é um dos mais beneficiados com os eventos de final de ano, como a campanha Black Friday. Além de alavancar as vendas e melhorar o resultado atual da empresa, você também consegue conquistar novos clientes que podem ser fidelizados para os próximos períodos.

Entretanto, para a estratégia ser bem-sucedida, é preciso haver uma preparação prévia para esse evento. Isso envolve desde o aquecimento do público até o anúncio de ofertas que são realmente importantes. Se você quer saber como estruturar uma ótima campanha de varejo para a Black Friday, continue a leitura e confira nossas recomendações!

O que é e como surgiu a Black Friday?

A Black Friday é um evento comercial que teve origem nos Estados Unidos e que se caracteriza por grandes descontos oferecidos por varejistas durante a sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças — comumente celebrado na quarta quinta-feira de novembro.

Isso significa que esse é o marco inicial da temporada de compras de final de ano e uma das datas mais movimentadas do varejo em países de todo o mundo. Apesar da sua origem incerta, muitas pessoas atribuem o termo Black Friday para descrever o caos e a agitação das ruas na Filadélfia após o dia de Ação de Graças. 

Como criar uma campanha de Black Friday para arrasar nas vendas?

Elaborar boas estratégias é essencial para conseguir vender muito na Black Friday. Existem diversas ações que podem ajudar nesse sentido. Explicamos várias delas a seguir. Vale continuar a leitura e conferir!

Considere o seu público-alvo

O primeiro passo para fazer uma Black Friday incrível e deixar todos os seus concorrentes para trás é entender quem é o seu público-alvo. Para isso, pense nas preferências, necessidades e comportamentos do seu consumidor.

Esse passo vai permitir que você personalize suas ofertas. Se, por exemplo, você sabe que seu público valoriza produtos eco-friendly, pode destacar esses itens na sua campanha. Assim, torna-se possível chamar a atenção e vender mais.

Defina um orçamento

Também é necessário adotar certos cuidados para manter a saúde financeira da empresa em dia. Por exemplo, um orçamento bem definido evita gastos excessivos e ajuda a maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).

Ao estabelecer limites claros, você garante que a campanha seja financeiramente sustentável. Suponha que seu orçamento seja de R$ 10.000. A partir disso, você pode distribuir esse valor de maneira estratégica entre publicidade, descontos e outras ações promocionais.

Faça um planejamento

A terceira dica que vai te ajudar a aumentar as vendas da Black Friday é realizar um planejamento antecipado. Essa etapa é crucial para evitar contratempos e garantir um bom andamento das estratégias adotadas para esse período.

Por exemplo, se você decide suas ofertas de última hora, pode perder a oportunidade de criar uma narrativa envolvente ou de desenvolver materiais de marketing impactantes. O planejamento permite criar uma experiência mais coesa para seus clientes, aumentando o engajamento e os resultados.

Use gatilhos mentais

O uso de gatilhos mentais influencia o comportamento do consumidor. Nesse sentido, existem diversos fatores que podem ser aplicados em suas estratégias de vendas para arrasar na Black Friday.

Por exemplo, o uso de gatilhos como a escassez de um produto ou a urgência de uma oferta consegue criar um senso de valor imediato. Por isso, vale anunciar “Oferta válida apenas para a Black Friday” a fim de estimular a ação imediata, impulsionando as vendas.

Diversifique as formas de pagamento

Os consumidores têm preferências distintas em diversos aspectos, e um deles é com relação ao meio de pagamento. Por exemplo, existem os que preferem pagar à vista e os que usam o prazo para quitar as dívidas.

Oferecer opções de pagamento diversificadas aumenta a acessibilidade e a conveniência para seus clientes. Diversificar as opções pode ser o diferencial que transforma um visitante em um comprador.

Planeje o estoque

Outro fator de grande relevância na hora de desenvolver as suas estratégias é o planejamento e a gestão de estoque. Por exemplo, manter o volume de produtos adequado para suportar a alta demanda, mas não tê-los estocados após a data, pode reduzir os custos e otimizar os lucros.

Isso porque ter um estoque adequado evita frustrações para os clientes e perdas de vendas. Se você promete grandes descontos, mas não tem produtos suficientes, pode gerar insatisfação e prejudicar a reputação da sua marca.

Personalize o atendimento

Criar experiências personalizadas é cada vez mais importante. Esse tipo de ação serve para estabelecer conexões mais fortes entre a marca e o cliente. Por isso, investir em boas ferramentas para incorporar essa tática é cada vez mais importante.

Por exemplo, se você utiliza dados de vendas anteriores para oferecer descontos em categorias preferidas, mostra que valoriza a relação com o cliente, aumentando a fidelidade e as chances de realizar vendas.

Divulgue nas redes sociais

Por fim, vale destacar a importância de utilizar as redes sociais para promover as ofertas e fazer o marketing da sua empresa para a Black Friday. Há milhões de usuários nessas mídias, e essa ação pode potencializar os seus resultados.

Por exemplo, se você cria conteúdo envolvente, teasers atrativos e promove interações, gera antecipação e boca a boca virtual, amplificando o alcance da sua campanha. Da mesma forma, caso utilize publicidade paga, aumenta os retornos e tem ROI positivo.

Quais campanhas de Black Friday usar para se inspirar?

Conhecer algumas campanhas de Black Friday de grande sucesso pode servir de inspiração para que você estruture suas próprias iniciativas. Uma das propostas mais ousadas foi implementada pelo Magazine Luiza, ao criar caixas secretas em que o cliente compra sem saber o que tem dentro, mas com a garantia de que o bem vale, no mínimo, o valor pago. As caixas custavam de 29 a 99 reais e ainda permitiam que os itens fossem devolvidos em 7 dias, criando inúmeras vantagens e incentivos ao consumidor.

Outra estratégia interessante foi a adotada pela Dafiti. A gigante da moda decidiu estender para a semana todos os seus descontos, dando o tempo necessário para os consumidores explorarem todo o catálogo de produtos disponíveis.

Ao entender como criar uma campanha Black Friday estratégica, as chances de ter sucesso e de vender muito nesse período aumentam. Além disso, incorporar cada dica que trouxemos ao longo deste texto tende a potencializar os retornos dessa data e a aumentar o seu faturamento. Por isso, não deixe de usar tudo o que aprendeu aqui.

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