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O que quer dizer soluções de pagamentos?

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Em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, oferecer as melhores soluções de pagamentos aos seus clientes é um fator importante para a diferenciação e manutenção de uma vantagem competitiva duradoura. Porém, para que isso ocorra, é preciso escolher, entre as opções disponíveis no mercado, aquelas que ofereçam os maiores benefícios, tanto para o consumidor quanto para a empresa.

O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento sobre as soluções de pagamentos. Para isso, vamos conhecer qual a importância dessas ferramentas e como elas podem ajudar os pequenos negócios a crescer. Tem interesse no tema? Então, continue a leitura.

O que são soluções de pagamentos?

Antes de avançarmos para a parte prática da contratação das melhores soluções de pagamentos, é preciso que esse tema esteja bem claro em sua mente. Quando nos referimos a métodos de pagamentos, muitos pensam logo em máquinas de cartão, porém o conceito é muito mais amplo.

Ele abrange soluções presenciais, como as máquinas e aplicativos NFC (com conexão sem fio), e a distância, como boletos, Pix, depósitos, transferências, pagamento por link, QR code etc. Aqui, é necessário ressaltar a evolução que as transações financeiras por meio de celulares e da internet apresentaram nos últimos anos.

Conforme dados divulgados pelo Banco Mundial, entre os anos de 2014 a 2017, houve um aumento de mais de 70% do número de contas digitais para recebimentos ou pagamentos, globalmente. Na mesma pesquisa, observamos um crescimento na quantidade de pessoas que utilizam a internet para fazer transações financeiras. No Brasil, Argentina e Costa Rica, essa parcela da população já representa 20% dos adultos.

Dentre as soluções de pagamentos mais populares, os cartões de crédito e de débito se destacam entre os brasileiros, devido a sua praticidade e as suas facilidades de parcelamento. Esses são os meios responsáveis pelo maior volume de recursos movimentados.

Isso exige que as empresas disponibilizem equipamentos (sejam eles móveis, sejam fixos) integrados à emissão de notas fiscais, prontos para uso do consumidor. Assim como os cartões, o pagamento via boleto é de grande aceitação popular devido, principalmente, a sua praticidade.

Isso acontece porque o seu sistema de cobrança é facilitado, tendo uma ampla capilaridade de recebimento, como bancos, lotéricas, agência dos Correios, farmácias, e também pela internet e aplicativos. Já o NFC (Near Field Communication) permite a comunicação sem fio entre os dispositivos por meio da aproximação de um celular, smartwatch (relógio inteligente) ou cartão, diretamente com a máquina de pagamento.

Esse tipo de tecnologia é visto por muitos como um potencial substituto dos cartões, devido a sua conveniência sem fio e sem necessidade de contato. As maiores fabricantes de celulares, como Apple e Samsung, já produzem modelos com esse recurso incorporado e que, aos poucos, estão se popularizando também no Brasil.

Qual a importância das soluções de pagamentos?

As soluções de pagamento têm o intuito de agilizar o dia a dia das transações comerciais, tornando o processamento e o registro das vendas muito mais simples. Para o consumidor, isso significa uma experiência de compra mais agradável, evitando o desperdício de tempo. Já para as empresas, tais soluções representam um aliado fundamental para o sucesso do negócio.

Poder contar com múltiplas formas de pagamento permite balancear as vantagens e desvantagens que cada meio apresenta, dando ao consumidor a liberdade de optar pela solução que achar mais conveniente. Assim, fica fácil entender como a flexibilidade das opções de pagamento pode ser tornar um diferencial competitivo para as empresas e um atrativo para os clientes.

Quanto mais opções disponíveis, maior o alcance do público-alvo. Afinal, imagine a frustração de um gestor que, após superar cada etapa do ciclo de compra — que afinou os seus processos internos, tornou os seus produtos e serviços mais atrativos e investiu em marketing para atrair o consumidor até a sua loja ou e-commerce — “morre na praia” ao final, por não conseguir converter todo esse esforço em vendas.

Sendo assim, é preciso ter sempre em mente que todas as atividades executadas em uma organização existem para favorecer as negociações, e todo processo produtivo encontra o seu ápice no exato momento em que a venda é concretizada. Portanto, esse ponto precisa estar afiado com o máximo de tecnologia e o mínimo de entraves e burocracias.

É importante destacar também, que algumas soluções disponíveis no mercado têm integração com outros softwares de vendas e gerenciamento de clientes. Isso ajuda a empresa a ter um controle mais eficiente sobre as suas operações. A cobrança recorrente também é um recurso muito comum, essencial para segmentos que atuam por meio de mensalidades, por exemplo.

Por fim, a união entre hardware (máquinas) e software (sistemas de gestão) se torna ainda mais promissora quando associada a soluções financeiras junto aos bancos. Entre elas, o crédito para antecipação de recebíveis (cartões e duplicatas), que confere muito mais liquidez e previsibilidade ao caixa da empresa.

Como escolher as melhores soluções para a sua empresa?

Agora que você já sabe o que são soluções de pagamento e a sua importância para o gerenciamento financeiro e estratégico da empresa, chegou o momento de entender como implementar esses recursos na prática. No mercado existem muitas ferramentas disponíveis, mas é preciso atenção antes de decidir sobre aderir ou não alguma delas.

Esse cuidado especial se justifica, pois observamos uma grande discrepância entre as características dos equipamentos ofertados, o nível de qualidade do serviço de suporte e atendimento, bem como as taxas que incidem sobre as transações. Dessa forma, compare bem as opções e escolha aquela que melhor se adéqua às necessidades do seu negócio.

Na Granito, nos apresentamos como uma das melhores soluções do mercado, e temos boas razões para isso. Somos uma empresa nacional, atuante desde 2015 como pioneira no recebimento de transações eletrônicas. Contamos com um background de mais 27 milhões em compras aprovadas, mais de 30 mil clientes ativos e mais de 1,7 bilhão de reais movimentados via transações nos últimos 12 meses.

Os nossos números falam por si, e nos dão a certeza de que temos o melhor portfólio de soluções customizadas para os mais diversos segmentos. Tudo isso com um atendimento de alto nível do nosso time de consultores, sempre preparados para oferecer o melhor suporte ao cliente. Além das ferramentas atuais, continuamente buscamos desenvolver novas funcionalidades que, de alguma maneira, contribuam para o crescimento dos negócios e o sucesso dos nossos clientes.

Como podemos observar ao longo do artigo, o empreendedor precisa investir em soluções de pagamentos com o intuito de otimizar a produtividade e a eficiência da gestão financeira da sua empresa. Oferecer múltiplas opções, adequadas à realidade do mercado, influencia diretamente o aprimoramento da experiência de compra dos clientes e ajuda a desenvolver a sua fidelização. Assim, impulsiona os resultados e gera vantagem competitiva.

Gostou do artigo? Já consegue entender a importância das soluções de pagamentos para o sucesso dos negócios? Acredita que precisa de ajuda para tomar decisões sobre a escolha daquelas mais alinhadas às necessidades da sua empresa? Então, entre em contato e receba a melhor orientação do nosso time de especialistas.

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