Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Quer saber como ser um empreendedor de sucesso? Confira 8 dicas!

como ser um empreendedor de sucesso

Compartilhar:

Até para quem é dono do próprio negócio há anos, perguntar-se como ser um empreendedor de sucesso é positivo. Isso porque esse pensamento leva à percepção de outras maneiras de impulsionar o empreendimento, permitindo ao empresário buscar novas oportunidades e conhecimentos.

Entretanto, diante dos desafios que o empreendedorismo enfrenta no Brasil, essa dúvida também representa a necessidade de superar diversas dificuldades diariamente, a fim de crescer frente ao mercado.

Entender melhor esse cenário, conhecer dicas e ainda descobrir como encontrar inspiração para seguir nessa jornada pode ajudar. Então, confira tudo isso neste conteúdo!

Quais são os desafios do empreendedorismo no Brasil?

O Brasil não é o lugar mais fácil do mundo para quem quer começar o próprio negócio. Não à toa, os índices de fechamento de empresas no país são altos, com menos de 40% dos empreendimentos passando dos 5 anos, segundo o IBGE. Nesse contexto, ser um empreendedor de sucesso inclui alguns desafios, como:

  • alta carga tributária;
  • pouco acesso a crédito;
  • concorrência elevada;
  • burocracia;
  • baixa capacitação para a gestão e a liderança;
  • inexperiência;
  • falta de mão de obra qualificada.

Os impactos disso — pagamentos de multas por inadequação às leis e de encargos em excesso, perda de oportunidades, ineficiência produtiva, danos financeiros, dificuldade de progredir etc. — influenciam negativamente os resultados empresariais.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Diante desse cenário, quem quiser se destacar e ter sucesso precisa superar tais desafios, certo? Para ajudar você a conseguir isso, preparamos uma lista com 8 dicas. Veja seguir!

1. Não ignore o planejamento

No Brasil, muitos empreendimentos são abertos mais pela necessidade do que por oportunidade, não é mesmo? Mas nem por isso o planejamento deve ser deixado de lado. Assim, apesar da cultura empresarial brasileira não valorizar essa etapa, é fundamental ter um plano de negócios para chegar ao sucesso.

Nele são registrados atividades-chave, recursos, canais de distribuição e divulgação, custos, fontes de receita, proposta de valor etc., para direcionar a gestão de modo objetivo, eliminando perdas de tempo com ações que não agregam valor. 

2. Conheça o perfil dos seus clientes

Outro ponto a ser avaliado ainda no planejamento é o perfil dos clientes que seu negócio visa atender. A partir de uma pesquisa de mercado que pode envolver desde a análise de redes sociais de concorrentes diretos até questionários direcionados aos consumidores, é possível mapear as tendências de comportamento do público-alvo.

Tais informações possibilitam otimizar as estratégias empresariais, direcionando recursos e esforços para o que realmente gera resultados. Mais que isso, viabilizam a manutenção da competitividade e o fortalecimento da marca.

3. Veja além do óbvio

Quando você pensa em como ser um empreendedor de sucesso, a imagem de pessoas que propuseram ideias disruptivas vêm à sua mente? De fato, aproveitar oportunidades diferenciadas ou responder demandas de maneira criativa são caminhos para tanto. Colocar isso em prática exige uma visão de negócios capaz de antecipar necessidades. Ou seja, é preciso ver além do óbvio.

4. Busque inovar constantemente

Associada à visão empreendedora, outra característica fundamental para o sucesso nos negócios é manter uma busca constante pela inovação. Hoje em dia, essa é uma questão que impacta a sobrevivência do empreendimento, uma vez que desenvolver produtos e serviços diferenciados ou ter processos mais eficazes são as principais formas de se destacar entre a concorrência.

5. Desenvolva sua capacidade de liderança

Influenciar os colaboradores, motivar o time, direcionar sua atuação e criar um ambiente de trabalho positivo são atitudes que permitem que seu negócio mantenha uma equipe qualificada, reduzindo os custos relacionados à rotatividade de pessoal.

Na prática, fazer isso significa ser um líder. Portanto, essa capacidade precisa ser desenvolvida e aprimorada pelos empreendedores. Em consequência, a produtividade e a eficiência dos trabalhadores aumentam.

6. Esteja sempre se aprimorando

Não só a habilidade da liderança necessita ser aperfeiçoada por proprietários de empresas. Maximizar os resultados empresariais começa pela evolução do conjunto de competências e conhecimentos do gestor.

Assim, é preciso buscar por capacitação sempre. Do ponto de vista humano, assertividade, inteligência emocional, comunicação e adaptabilidade devem ser trabalhadas. Já no aspecto técnico, os estudos devem se concentrar em:

  • negociação e vendas;
  • contabilidade e finanças;
  • marketing e estratégia.

7. Conte com a ajuda da tecnologia 

Na atualidade, não há como ser um empreendedor de sucesso sem adotar tecnologias no dia a dia da empresa, certo? Essas ferramentas controlam atividades — via sistemas de ERP ou planilhas —, facilitam a oferta de soluções de pagamento — com as máquinas Granito —, permitem um contato direto com os clientes — por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens — e muito mais.

Com todas essas funcionalidades, tanto a gestão empresarial quanto as operações ganham em agilidade e precisão, ajudando na superação de desafios mercadológicos, como a alta concorrência ou o excesso de burocracia. 

8. Procure pela orientação de assessorias

Assessorias contábeis, jurídicas ou financeiras auxiliam empreendedores, principalmente aqueles que estão começando e têm poucas informações sobre os aspectos burocráticos da gestão corporativa.

Questões que envolvem desde impostos ou processos administrativos para abertura de negócios até meios para a obtenção de crédito são respondidas por esses profissionais, que orientam o melhor curso de ação para a empresa.

Como encontrar inspirações de sucesso como empreendedor?

Todas essas dicas de como ser um empreendedor de sucesso demandam esforço para serem postas em prática. Desse modo, ter motivação para insistir e continuar é um ingrediente fundamental para atingir suas metas.

Entre as formas de alimentar esse ímpeto, que tal acompanhar inspirações? Nesse sentido, mais que os bilionários da tecnologia, é interessante descobrir quem venceu em nichos pequenos, começou com quase nada ou se viu obrigado a abrir uma empresa devido ao desemprego. Para encontrar essas pessoas, você pode:

  • fazer contatos em redes sociais e eventos com empresários da sua área ou região;
  • ver filmes, ler biografias e cases disponíveis em revistas ou na internet;
  • procurar mentores em grupos ou fóruns profissionais;
  • compartilhar suas histórias para atrair a atenção e incentivar outros a isso também.

Se perguntar como ser um empreendedor de sucesso é o começo da construção desse resultado. Afinal, somente quem busca pela melhoria contínua e percebe que para superar os desafios do mercado é preciso se reinventar chega aos seus objetivos. Nossas dicas ajudam você a fazer isso.

Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook e descubra o que mais publicamos para você!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.