Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Recebimento recorrente: por que é a melhor opção para escolas?

Recebimento recorrente: por que é a melhor opção para escolas?

Compartilhar:

Devido às diversas mudanças no meio educacional, muitas escolas estão em busca de soluções eficientes para otimizar suas operações e proporcionar uma experiência educacional de alta qualidade para seus alunos. Nesse caso, um modelo de recebimento recorrente surge como uma alternativa promissora, redefinindo a maneira de gerenciar as finanças da instituição.

Ao adotar essa modalidade, sua escola pode desfrutar de uma série de benefícios que não apenas simplificam o processo de pagamento, mas também contribuem para a estabilidade financeira, previsibilidade e planejamento operacional.

Se você quer entender como isso pode ser colocado em prática, continue a leitura e confira nossas dicas!

Como funciona o recebimento recorrente?

Entende-se por um modelo de recebimento recorrente aquele em que há alguma automação e regularidade entre as transações financeiras. Nesse formato, os pagamentos são processados de forma periódica e predefinida, geralmente em intervalos regulares, como mensalmente, trimestralmente ou anualmente, conforme o acordo estabelecido entre as partes.

Inicialmente, é realizado um acordo entre os pais e a instituição, definindo os termos desse pagamento, incluindo os valores, as multas por atraso, as datas para quitar o valor e os métodos de pagamento aceitos.

Após acordar todos os termos, os pais ou responsáveis podem autorizar o débito automático do valor em sua conta bancária ou cartão de crédito. Posteriormente, o sistema processa o pagamento e emite notificações sobre o recebimento do valor. Tal alternativa traz mais previsibilidade para a instituição e conforto para os pais.

Quais as vantagens do recebimento recorrente para escolas?

Agora que você já sabe como funciona o recebimento recorrente, é hora de entender como ele pode ajudar a sua escola a ter melhores resultados e um controle financeiro cada vez melhor. A seguir, destacamos vários benefícios. Confira!

Previsibilidade de receita

A partir do recebimento recorrente, sua escola tem uma previsão de receitas mais precisa, uma vez que os pagamentos são agendados regularmente. Essa vantagem vai ajudar na gestão, no planejamento de investimentos e na tomada de decisões estratégicas.

Desse modo, fica mais simples entender quais são os investimentos possíveis para garantir o bom desenvolvimento e manter a qualidade oferecida aos alunos. Além disso, torna-se possível evitar o pagamento de multas e juros por atrasos.

Ajuda na inovação

Investir em formas de inovar e tornar a sua instituição de ensino competitiva no mercado é fundamental. Caso contrário, as chances de ficar para trás e ver a lucratividade diminuir são bem elevadas.

Nesse sentido, o uso do modelo de recebimentos recorrente pode incentivar as inovações na escola, a fim de manter e atrair novos alunos, já que a concorrência é contínua. Portanto, vale pensar nesse modelo.

Automação de processos

Automatizar os processos de cobrança e pagamento reduz a necessidade de recursos humanos dedicados a essas tarefas. Esse tipo de solução pode resultar em economia de tempo e redução de custos administrativos.

Além disso, simplifica a rotina do financeiro da escola, pois fica mais simples enviar as cobranças e ver o dinheiro entrando no caixa. Portanto, caso esteja buscando uma forma de diminuir o trabalho na rotina escolar, esse modelo é uma excelente alternativa.

Redução da inadimplência

O modelo de recebimento recorrente também pode contribuir para a redução da inadimplência na sua escola. Por exemplo, com pagamentos agendados automaticamente, os responsáveis não precisam se lembrar das datas de vencimento e fazer os pagamentos manualmente.

Esse cuidado é importante, pois é o que ajuda a reduzir a probabilidade de esquecimento e atrasos nos pagamentos. Além disso, muitos sistemas de recebimento recorrente enviam notificações e lembretes, o que mantém todos informados sobre os próximos débitos e evita surpresas desagradáveis.

Fidelização de alunos

Encontrar maneiras de aumentar a fidelização e manter os alunos na escola também é um ponto importante para se destacar no mercado. Por meio de um sistema de recebimento recorrente, essa possibilidade torna-se real.

Isso acontece porque o modelo recorrente resulta em maior fidelidade à escola, uma vez que os responsáveis assumem um compromisso contínuo. Além disso, essa prática também pode criar uma barreira de saída, tornando os clientes menos propensos a cancelar as matrículas.

Cobrança automática

Os pagamentos recorrentes eliminam a necessidade de lembrar datas de vencimento e fazer cobranças manualmente. Esse recurso é conveniente tanto para a escola quanto para os responsáveis, pois acaba reduzindo a possibilidade de atrasos e taxas extras.

Além disso, é um passo importante para simplificar o modelo de negócio da sua escola. Como as cobranças das mensalidades dos alunos ocorrem mensalmente, não há motivo para não aproveitar esse modelo.

Disponibilidade de tecnologia

Contar com boas soluções é essencial para implementar o modelo de recebimento recorrente. Por meio de ferramentas adequadas, sua escola consegue enviar cobranças, lembretes e incorporar todos os aspectos para que esse formato funcione na sua instituição.

A boa notícia é que existem diversas tecnologias que auxiliam nesse sentido, garantindo a eficiência e o bom funcionamento do recebimento recorrente. A seguir, explicamos sobre as soluções da Granito e como podem ajudar sua escola.

Quais soluções da Granito podem ajudar sua escola?

Pensando na necessidade de escolas e academias, a Granito desenvolveu a solução Recorrente, para que você possa cobrar mensalidades ou assinaturas sem interferir no limite do cartão de cada cliente.

Tal possibilidade de cobrança é configurada diretamente na máquina. Assim, você consegue incluir o valor, a frequência e a duração dessa recorrência. Essa prática garante o recebimento dos valores devidos, além de permitir o acompanhamento de todas as recorrências por meio do Portal do cliente Granito.

Vale destacar que o cliente precisa apenas autorizar o pagamento presencialmente na máquina, e as demais transações acontecem via e-commerce. Portanto, o sistema traz a segurança de uma transação presencial, mas reduz diversos problemas de chargeback e contestações.

Entendeu como é possível implementar um sistema de recebimento recorrente em sua escola? Ao contar com ferramentas como as máquinas Granito, você garante mais conforto, segurança e praticidade na hora de realizar cobranças em sua instituição. Portanto, não deixe de investir em recursos que facilitem a sua gestão.

Quer saber como usar as máquinas da Granito para simplificar seu sistema de cobranças? Então, conheça as soluções especiais para academias e escolas e fale com a gente!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.