Menu
Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

O que é link de pagamento e quais as vantagens da sua utilização?

O que é link de pagamento e quais as vantagens da sua utilização?

Compartilhar:

O link de pagamento é adotado por operadoras de máquinas de pagamento, instituições financeiras e fintechs. Essa solução funciona a partir de um link compartilhável por redes sociais ou WhatsApp.

Os links são únicos e válidos apenas para uma mesma compra. Com o sucesso do Pix, o aumento da digitalização das formas de pagamento e a possibilidade do real digital aparecendo no horizonte, a ideia se destaca por ser uma forma simples de introduzir o pagamento virtual no seu comércio.

Aqui, você deixa de precisar pedir para o cliente se dirigir até um local físico. É possível ampliar a diversificação e o pagamento facilitado. A ideia do texto é contar o que é link de pagamento e quais as vantagens da sua utilização para o crescimento e a rentabilidade da empresa. Boa leitura!

O que é link de pagamento?

O link de pagamento se baseia no envio de um link para que o cliente pague um pedido. Isso pode acontecer por meio do Pix, cartão de crédito ou boleto bancário. A vantagem é a possibilidade de dispensar a exigência de uma estrutura online, já que tudo acontece por meio de um link.

Basta fazer o clique, inserir as informações de pagamento e concluir o pedido. No caso do crédito, é possível ainda definir o número de parcelas, trazendo condições de pagamento mais acessíveis para os clientes.

Após o pagamento, o valor cai na conta cadastrada no link. Mas a transferência varia de acordo com as formas de recebimento definidas no contrato. A disponibilidade do link também pode ser personalizada.

Como o link de pagamento funciona?

O funcionamento da solução link de pagamento passa pela realização da transação sem a necessidade de levar um cartão fisicamente até a máquina de pagamento. Isso acontece com o apoio da criptografia, a partir de uma página protegida.

A ideia dispensa um gateway de pagamentos ou um canal de vendas estabelecido na web. Com o link, você pode vender por redes sociais sem abrir mão da praticidade do cliente. Normalmente, a configuração é feita com a mesma conta usada nas máquinas de cartão.

Assim, a estrutura é gerida pela operadora, e o link conta com o valor, a descrição e o produto. O cliente não precisa fazer login em nenhum lugar. A ideia é possível também por mensagem.

Quais as vantagens da sua utilização para o crescimento e a rentabilidade da empresa?

O link de pagamento expande as oportunidades de venda, veja algumas vantagens:

  • venda ativa por redes sociais, podendo acontecer, por exemplo, nas listas de transmissão do WhatsApp;
  • venda a distância e via ligações. Nesse caso, o próprio cliente pode colocar seus dados no link, substituindo a tradicional venda digitada;
  • promoções repentinas, com o link servindo como meio para fazer ofertas relâmpago e acabar com os itens estocados;
  • recuperação do abandono de carrinho, útil para quem tem pequenos e-commerces e quer converter os clientes que desistiram de alguma compra;
  • credibilidade, já que um cliente pode se sentir mais disposto a comprar ao clicar em um link com a estrutura de uma operadora de pagamentos.

Por que o link de pagamento é importante?

O link de pagamento ganha espaço em um cenário de mudanças rápidas no mundo financeiro. Hoje, modelos como cheques, carnês e notas promissórias estão caindo em desuso, enquanto o Pix explodiu em popularidade.

Desde a adoção desse modo de transferência, surgiu uma diferença de 14 bilhões de reais entre o dinheiro físico usado antes e depois do Pix. Isso significa que os meios digitais estão, aos poucos, substituindo o dinheiro físico no Brasil. O movimento segue a tendência da aproximação mundial da “cashless society”, a sociedade sem moeda em espécie.

Uma das razões é o menor custo de emissão do dinheiro digital, acompanhado por uma possibilidade de monitoramento fiscal aprimorado. Os bancos centrais já levantam a probabilidade de substituir o dinheiro tradicional por outro formato, por exemplo, a criptomoeda.

Quais são as outras opções além do link de pagamento?

Existe uma variedade de tipos de pagamento do Brasil, como os que você vai ver a seguir:

  • o cartão de crédito, emitido para pagamentos que seguem uma dívida acumulada. É compatível com links de pagamento;
  • o cartão de débito, que desconta diretamente o valor da conta bancária. Tem uma compatibilidade restrita;
  • o boleto bancário, com pagamento a partir de um código de barras. Também é compatível com links de pagamento;
  • o Pix, modelo de transferência com regras de segurança que substituiu o TED e o DOC. Pode ser incluído nos links por QR Code ou Pix copia e cola, por exemplo;
  • o dinheiro em espécie, com circulação em tendência de queda. É mais comum na parcela da população ainda desbancarizada, mas gera a inconveniente busca pelo troco.

Como usar o link de pagamento?

O uso de links de pagamento da Granito pode ser feito em 8 simples passos:

  1. habilite a solução no seu perfil;
  2. acesse o Portal do Cliente;
  3. toque em “link de pagamento”;
  4. insira uma descrição para o pagamento;
  5. digite o nome do cliente que vai fazer o pagamento e o valor da venda;
  6. escolha o número máximo de parcelas;
  7. no campo “número de controle interno”, você pode inserir a numeração do produto, caso tenha;
  8. no fim, selecione “gerar link”.

A partir daí, você pode compartilhar o link com as opções oferecidas pelo sistema do smartphone. Por exemplo, email, WhatsApp ou SMS. Após o clique, o cliente vai para uma tela com as informações da venda. Depois, é só digitar as informações e pagar.

Por que escolher o link de pagamento da Granito?

O link de pagamento traz praticidade para quem faz vendas por redes sociais. Com um simples envio de link por WhatsApp, por exemplo, é possível fazer a cobrança por uma compra. O modelo ainda se destaca pela confidencialidade. 

Ao fazer a compra, não é preciso informar os dados bancários. Basta escolher o método preferido. A disponibilidade do link pode ser configurada por meio do sistema da operadora. Assim, você pode fazer suas vendas sem a estrutura de uma loja virtual.

Por isso, o link de pagamento se adapta a quem tem iniciativas digitais mais simples e gosta de fazer a divulgação pelo próprio WhatsApp. A Granito Pagamentos tem várias soluções para lojistas e empreendedores, com máquinas modernas e link de pagamento.

Entre em contato e confira como funciona!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.