Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Tudo o que você precisa saber sobre gestão financeira empresarial

Tudo o que você precisa saber sobre gestão financeira empresarial

Compartilhar:

A gestão financeira empresarial é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. A habilidade de gerir os recursos financeiros com eficiência, planejamento estratégico e visão de longo prazo pode ser a diferença entre o crescimento sólido ou o fracasso na sua empresa.

Dominar alguns princípios é essencial para otimizar o fluxo de caixa, tomar decisões acertadas e enfrentar os desafios econômicos da economia brasileira. Neste guia detalhado, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre gestão financeira empresarial, desde o uso de ferramentas importantes até as melhores formas de otimizar sua gestão.

Quer saber mais? Então siga a leitura e veja nossas recomendações!

O que é gestão financeira para varejo?

A gestão financeira para varejo é um conjunto de atividades, práticas e processos que envolvem o planejamento, o controle e a análise das finanças de um estabelecimento varejista. Ela tem como objetivo principal garantir a eficiência na utilização dos recursos da empresa.

Com isso, consegue-se alcançar os objetivos do negócio de forma sustentável e lucrativa, evitando potenciais apertos que possam levar a empresa a ficar para trás da concorrência ou até mesmo acarretar a falência.

Além disso, essa gestão é essencial para o bom desempenho do negócio no mercado altamente competitivo do varejo. Isso porque ela permite que o varejista tome decisões informadas e estratégicas com base em dados financeiros concretos.

Qual a importância da gestão financeira para o varejo?

Investir em uma boa gestão financeira é crucial para conseguir melhorar a lucratividade do seu negócio, otimizando a estrutura de custos e a entrada de receita. Ela deve ser considerada como um dos pilares fundamentais para o sucesso de um empreendimento.

Isso porque uma boa gestão fornece informações valiosas sobre a saúde financeira do varejo, permitindo que os gestores tomem decisões estratégicas, além de auxiliar no planejamento para chegar aos objetivos que foram traçados.

Por meio da gestão financeira, ainda é possível avaliar o desempenho em diferentes períodos e compará-lo com metas e padrões predefinidos. Dessa forma, a empresa consegue investir em melhorias para alcançar muito sucesso e se destacar entre os concorrentes.

Como funciona a gestão financeira para varejo?

O funcionamento da gestão financeira no varejo está relacionado ao acompanhamento das entradas e saídas, assim como ao planejamento nesse âmbito. Por exemplo, uma companhia pode definir metas para o faturamento e para os custos.

Por meio de ferramentas específicas, é viável acompanhar o andamento do negócio e implementar melhorias que ajudam a prevenir potenciais problemas capazes de levar a empresa à falência.

Além disso, o funcionamento da gestão financeira pode depender da implementação de automatizações. Nesse sentido, é possível que exista a necessidade de automação de lançamentos de entradas e saídas, a inclusão de máquinas de pagamento e o uso de outras soluções que melhorem o desempenho do negócio. 

Quais ferramentas podem ajudar na gestão financeira?

Após entender qual é a importância da gestão financeira para a empresa, o próximo passo é descobrir quais são as ferramentas que podem ajudar no bom andamento dela. Por isso, destacamos várias soluções que vão ser importantes para esse gerenciamento.

Fluxo de caixa

Acompanhar diariamente as entradas e saídas de dinheiro da empresa é fundamental. Dessa forma, pode-se garantir que o caixa esteja saudável e haja recursos suficientes para cumprir com as obrigações financeiras e investir no crescimento do negócio

Nesse sentido, elaborar um fluxo de caixa, com diversas categorias, é um passo muito importante para evitar possíveis problemas e manter a empresa em um bom cenário, sem custos elevados ou receitas baixas.

Além disso, a partir do fluxo de caixa, é viável identificar possíveis gargalos que estejam prejudicando o financeiro do negócio. Esse entendimento vai permitir agir rapidamente, evitando que o cenário se agrave.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um dos principais relatórios contábeis que ajudam na gestão financeira. Afinal, ele fornece uma visão geral da posição da empresa em um determinado momento.

Ele apresenta todos os ativos, os passivos e o patrimônio líquido do empreendimento em uma estrutura de equilíbrio. Além disso, no balanço, os ativos representam os recursos controlados pela empresa, incluindo dinheiro, estoques, propriedades e equipamentos, enquanto os passivos são as obrigações financeiras da empresa, como empréstimos, contas a pagar e dívidas.

O balanço ainda conta com o patrimônio líquido, que é a diferença entre os ativos e os passivos, representando o valor líquido da empresa pertencente aos acionistas. Essa ferramenta é crucial para analisar a saúde financeira de uma organização, por isso, não pode ser deixada de lado.

Demonstração do Resultado do Exercício

Outra importante ferramenta é o DRE. Esse instrumento é um relatório contábil que ajuda a entender o desempenho financeiro de um negócio, considerando um período determinado. Costuma-se usar, em geral, um trimestre ou ano ao fazer a sua análise. 

O objetivo principal dessa ferramenta é mostrar se a empresa teve lucro ou prejuízo durante o período analisado. Para isso, ele possibilita a avaliação da rentabilidade e da eficiência operacional de um negócio.

Vale lembrar também que essa ferramenta é frequentemente utilizada em conjunto com o balanço patrimonial para obter uma visão abrangente da situação financeira de uma empresa.

Sistemas de automatização

Outra importante solução usada na gestão financeira das empresas são os sistemas de automatização. Eles permitem acelerar lançamentos, obter relatórios importantes e ter mais agilidade nas tarefas cotidianas, possibilitando um maior foco no aspecto estratégico.

Existem softwares de contabilidade e ERPs que ajudam a registrar, a organizar e a analisar transações financeiras, oferecendo uma visão abrangente das finanças da empresa, integração de setores e geração de relatórios contábeis.

Além disso, o uso de Business Intelligence é cada vez mais comum nesse setor. Para isso, usam-se plataformas que consolidam informações financeiras e gerenciais, facilitando a criação de relatórios customizados e análises mais detalhadas.

Opções de pagamento

Por fim, vale ressaltar a importância de contar com boas soluções de pagamento, como checkout de pagamento, Pix, máquina de pagamentos, entre outras. Elas facilitam a vida dos consumidores e garantem entradas cada vez maiores na empresa varejista.

Isso porque, com um mercado cada vez mais competitivo, oferecer diversidade aos clientes ajuda na fidelização e no aumento do ticket médio. Como existem pessoas com preferências distintas, esse investimento ajuda a atender a todas e garante um maior nível de satisfação.

Fazer uma parceria com uma empresa referência na área, como a Granito, pode te ajudar a disponibilizar aos consumidores o que há de melhor no mercado. Consequentemente, fica mais fácil ganhar destaque e ter entradas crescentes.

Quais são as dicas para otimizar a gestão financeira?

Otimizar a gestão financeira é essencial para garantir a saúde e o sucesso de qualquer negócio. Independentemente do tamanho de sua corporação, certas ações podem fazer toda a diferença para alcançar os objetivos e enfrentar os desafios do mercado. Veja, a seguir, algumas boas práticas para adotar.

Faça um bom planejamento orçamentário

Construir um plano financeiro detalhado, estabelecendo metas, orçamentos e projeções realistas para o curto e o longo prazo, é indispensável para ter clareza sobre sua condição atual. Isso ajudará a ter uma visão clara das finanças da empresa e a tomar decisões mais fundamentadas.

Avalie as possibilidades de redução de custos

Analise os gastos da empresa e busque oportunidades para reduzir despesas sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços, tendo em vista que muitas delas podem ser suprimidas. Pequenas economias podem somar grandes resultados no longo prazo, especialmente em um cenário de constante otimização dos recursos disponíveis.

Aposte na negociação com fornecedores

Busque negociar melhores condições e prazos com os fornecedores. Essa estratégia pode proporcionar descontos, prazos de pagamento mais favoráveis e melhor gestão do estoque. Isso é ainda mais importante para médias e pequenas empresas, pois melhores condições contribuem para melhorar o fluxo de caixa e dar tempo para que seu projeto se desenvolva.

Controle o estoque

Dentro de suas possibilidades, mantenha o estoque ajustado à demanda do mercado. Estoque excessivo pode representar dinheiro parado, enquanto estoque insuficiente pode levar a perdas de vendas. Portanto, vale a pena analisar os dados de sua demanda para ter uma projeção mais clara para os próximos períodos.

Diversifique as fontes de receita

Evitar depender excessivamente de um único cliente ou fornecedor é essencial para a longevidade do seu projeto. Busque diversificar as fontes de receita da empresa para reduzir riscos e aumentar a estabilidade financeira, criando vários canais pelos quais os recursos chegam.

Realize investimentos inteligentes

Analise cuidadosamente as oportunidades de investimento que aparecem, seja para expandir o negócio, adquirir ativos ou aplicar recursos no desenvolvimento de um novo produto. Investimentos bem planejados podem trazer retornos significativos, além de adicionar uma nova fonte de receita em sua empresa.

Tenha mais controle de inadimplência

Mantenha um controle rigoroso sobre os recebimentos e adote medidas para reduzir a inadimplência. Uma política de cobrança eficiente é essencial para garantir o recebimento dos valores devidos.

Invista em capacitação financeira

Certifique-se de que a equipe responsável pela gestão financeira esteja bem capacitada e atualizada sobre as melhores práticas do mercado. Conhecimento e habilidades adequadas são essenciais para tomar decisões acertadas.

Mesmo para quem lidera e realiza a gestão, é indispensável conhecer os fundamentos para compreender os relatórios, os dados atuais e as demais informações disponibilizadas pela equipe.

Conte com a tecnologia

Utilize softwares e ferramentas de gestão financeira para automatizar processos e facilitar a análise de dados, bem como para tomar decisões mais inteligentes. A tecnologia pode simplificar tarefas e fornecer informações valiosas para preservar a saúde financeira da sua corporação.

Quais os benefícios de aplicar essas dicas?

Aplicar as dicas para otimizar a gestão financeira traz uma série de benefícios significativos para a empresa, permitindo que você tenha mais controle e previsibilidade para os próximos períodos. Siga a leitura e confira quais são os principais.

Melhor controle financeiro

A adoção de um planejamento orçamentário e o controle efetivo do fluxo de caixa permitem que a empresa tenha uma visão clara de suas finanças. Isso auxilia na tomada de decisões mais assertivas, evitando gastos desnecessários e possibilitando uma alocação mais eficiente dos recursos disponíveis.

Além disso, com o acesso a dados atualizados, sua empresa consegue ter uma perspectiva mais clara sobre as tendências e a sazonalidade do mercado. Isso é essencial para otimizar a gestão de estoque e se preparar para as variações naturais do seu nicho.

Aumento da lucratividade

A redução de custos e a negociação com fornecedores podem resultar em maior lucratividade para o seu negócio. Ao gastar menos e otimizar os processos, os resultados financeiros melhoram, refletindo diretamente nos lucros.

Além de disponibilizar mais recursos para o investimento em sua corporação, o aumento das margens de lucro fornece recursos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, contribui para a criação de uma reserva de emergência e ainda melhora a remuneração dos investidores.

Expansão e crescimento sustentável

Investimentos inteligentes podem impulsionar o crescimento da empresa. Com uma gestão financeira sólida, seu projeto estará preparado para aproveitar oportunidades de expansão de forma planejada e sustentável.

Isso se deve às melhorias na forma como os recursos são gastos, além dos ajustes referentes à priorização de investimentos que realmente agregam valor ao negócio. Ao contar com uma gestão financeira sólida, sua equipe tem uma visão mais clara das áreas que necessitam de investimentos e pode identificar oportunidades estratégicas para alavancar o crescimento.

Como a Granito pode ajudar?

Imagine contar com uma parceira que oferece soluções customizadas e ajustadas exclusivamente para as necessidades do seu negócio? Essa é a Granito, uma empresa inovadora que tornou isso possível graças ao seu pioneirismo no desenvolvimento de uma tecnologia 100% própria.

Ao optar pela Granito, você terá acesso a uma tecnologia de ponta, totalmente desenvolvida pela equipe de especialistas da empresa. Além disso, contará com suporte técnico, acompanhamento de performance e atualizações constantes, garantindo que você esteja sempre na vanguarda das soluções de recebimento eletrônico.

Viu como a gestão financeira empresarial é um aspecto central do seu empreendimento? Ao adotar as recomendações apresentadas, você consegue ter ainda mais segurança em sua estratégia, além de dados confiáveis para analisar e otimizar a maneira como sua marca investe os recursos disponíveis. Portanto, não deixe de buscar parcerias estratégicas e que possam potencializar seus resultados.

Quer saber com mais detalhes como a Granito pode contribuir para sua gestão financeira empresarial? Entre em contato conosco e descubra qual solução é mais adequada para o seu projeto!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.