Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Crédito parcelado x à vista: veja as diferenças e como adotar na empresa

Crédito parcelado x à vista: veja as diferenças e como adotar na empresa

Compartilhar:

Ao conhecer mais sobre as modalidades de pagamento, você compreende qual a melhor escolha para o seu negócio. Claro que é importante disponibilizar tanto as opções de crédito parcelado quanto o à vista, mas conhecer mais sobre essas modalidades ajuda a criar incentivos para que o consumidor utilize aquela que mais beneficia sua empresa.

Isso permite que você tenha menores custos, mais dinheiro em caixa e melhores condições financeiras para o seu negócio. Portanto, não deixe de entender quais são as principais diferenças entre esses tipos de crédito. Se você quer tomar melhores decisões financeiras sobre sua empresa, continue a leitura e confira nosso post!

O que é o crédito parcelado?

Essa modalidade de crédito permite o pagamento do valor em parcelas mensais ou em um intervalo acordado entre a empresa e os clientes ou fornecedores. Assim, paga-se o valor acrescido de juros no prazo pré-determinado.

O funcionamento dele é como se fosse um empréstimo instantâneo, no qual o consumidor pega o dinheiro e paga após um período. É essencial compreender completamente os termos e as condições do crédito parcelado.

Esse cuidado pode incluir os custos totais do empréstimo para evitar surpresas financeiras e garantir que possam cumprir com as obrigações de pagamento, além do entendimento dos prazos a fim de não ter atrasos e multas.

Quais são as diferenças entre o crédito parcelado e à vista?

Com a intenção de compreender de maneira adequada as diferenças entre as opções de crédito parcelado ou à vista, vale a pena compreender as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Explicamos em detalhes, a seguir.

Confira as vantagens de vender à vista

Vender à vista pode oferecer várias vantagens para o seu empreendimento, garantindo maior liquidez. Por exemplo, nessa opção, você consegue receber mais rápido e, com isso, melhora o fluxo de caixa do negócio.

Além disso, é normal que as máquinas de pagamento tenham uma cobrança de taxa reduzida para pagamentos à vista, o que pode reduzir os custos da empresa e manter a lucratividade mais elevada.

Entenda as desvantagens do à vista

Apesar de ter muitas vantagens de oferecer a opção à vista, existem alguns contras que devem ser avaliados na sua decisão de qual oferecer ao cliente. Por exemplo, ao aceitar o pagamento somente à vista, pode-se acabar perdendo vendas de clientes que não têm o valor cheio para pagar no momento.

Além disso, é preciso ter um bom planejamento financeiro para conciliar as entradas em diferentes meses. Para isso, usar um sistema de gestão e acompanhar as receitas e despesas com atenção pode ajudar a superar tais dificuldades.

Descubra as vantagens do crédito parcelado

Oferecer a opção parcelada para os clientes da empresa também traz algumas vantagens, como o aumento de consumidores com poder aquisitivo a fim de adquirir os seus itens.

Com mais gente tendo a possibilidade de comprar da sua empresa, torna-se possível aumentar as vendas e até mesmo cobrar mais caro. Consequentemente, há maior probabilidade de alcançar bons resultados.

Veja as desvantagens de vender parcelado

Apesar de ter vantagens, também existem malefícios do crédito parcelado. Por exemplo, é preciso encontrar uma empresa da sua confiança na intenção de conseguir boas taxas e ter máquinas que funcionam plenamente e possibilitam atender os seus clientes.

Nesse sentido, contar com a Granito é uma ótima alternativa. Por meio de uma parceria conosco, você consegue aproveitar as vantagens das vendas à vista e parceladas, elevando a lucratividade do negócio.

Portanto, vale entender quais são os principais passos na hora de começar a disponibilizar as vendas no crédito parcelado para aumentar as vendas e se diferenciar dos concorrentes. Explicamos algumas práticas que vão ajudar, a seguir.

Como oferecer o pagamento no crédito ao cliente no momento da venda?

Oferecer a possibilidade de pagamento no crédito ao cliente no momento da venda exige algumas etapas que podem variar conforme o tipo de negócio, os sistemas de pagamento disponíveis e as preferências do cliente. Aqui estão os passos que você pode seguir para simplificar a experiência do seu cliente:

  • Tenha um bom terminal de pagamento: usar uma máquina que aceite cartões de crédito é indispensável a fim de atender os clientes que escolhem essa modalidade. O tipo da máquina depende da sua demanda, do volume de transações e de demais aspectos sobre seu negócio.
  • Tenha um bom atendimento: seja você o responsável por atender o cliente ou, se tem uma equipe disponível, é fundamental garantir que todos saibam utilizar o terminal de pagamento de maneira correta, evitando erros ou falhas no procedimento.
  • Informe ao cliente: quando os dados da transação já estiverem registrados, é hora de solicitar o formato de pagamento ao cliente, deixando claro quais as bandeiras de cartão aceitas no terminal, além de explicar se há alguma taxa adicional para o pagamento por cartão.

A partir desses pontos, torna-se possível disponibilizar opções de pagamento adequadas às necessidades dos clientes. Porém, é preciso contar com boas soluções com o intuito de garantir satisfação e fidelização.

Qual é a importância de contar com boas soluções de pagamento?

Além de contar com várias modalidades de pagamento, é imprescindível usar ferramentas eficientes, funcionais e que facilitem seu trabalho na hora de realizar as vendas. Na Granito, você dispõe das melhores máquinas de pagamento, além de contar com a ajuda de um consultor especializado a fim de auxiliar na escolha da melhor opção para seu dia a dia.

Também vale destacar que apenas a granito conta com tecnologia 100% própria, desde o software, as máquinas e a comunicação de pagamento entre o portal e o aplicativo. Ainda é possível receber por meio de QR Code, contar com um aplicativo exclusivo e solicitar o adiantamento de recebíveis.

Viu como a Granito é uma importante parceira na hora de utilizar o crédito parcelado em seu negócio? Ao comparar essa opção com o crédito à vista, você consegue decidir sobre a melhor modalidade para o seu negócio, considerando a sua realidade atual. Portanto, não deixe de investir em tecnologias que favoreçam o desenvolvimento da sua marca.

Quer saber qual máquina da Granito é adequada para sua empresa? Então, entre em contato conosco e converse com nossos consultores!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.