BLOG

Comprar ou alugar máquina de pagamentos: qual é a melhor opção para o negócio?

comprar ou alugar maquina de cartao

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Já parou para pensar se a melhor opção é comprar ou alugar máquina de pagamento? O pagamento facilitado é adotado por um número maior de lojas e não por acaso. Afinal, apostar em diversificar as formas de pagamento também é investir na experiência do público.

Além de deixar seus produtos acessíveis a um novo segmento de clientes, a aposta nas máquinas de pagamento é uma forma de se adaptar à atual diminuição de circulação do dinheiro físico. Você ainda pode melhorar a gestão financeira por meio dos relatórios de transações.

Com carteiras e bancos digitais disponíveis, a tendência é ter um público maior de adeptos do pagamento digital nos próximos anos. Você vai descobrir, nos próximos tópicos, qual é a melhor opção: comprar ou alugar a máquina de pagamento. Além disso, saberá quais são as vantagens e desvantagens de cada uma. Preparado?

Como funcionam as máquinas de pagamento?

As máquinas servem como uma forma de pagamento eletrônica, trazendo opções como cartão de crédito, débito e Pix. Assim, o pagamento acontece com auxílio do “PINpad”, o teclado em que são digitadas as senhas. A exceção é para transações QR Code ou NFC (aproximação).

A tela revela as informações, mas as transações precisam de uma conexão para acontecer. Essa é a razão pela qual a maior parte das máquinas de pagamento usa Wi-Fi ou 4G, embora existam as que dependem de cabeamento telefônico. As variações também existem nos sistemas operacionais.

Assim, há algumas máquinas que funcionam de forma similar aos celulares Android, e vale conferir o modelo mais adequado para você. Os dispositivos trazem benefícios como a praticidade e a possibilidade de usar os registros para gestão financeira. A diminuição da circulação de notas ainda faz com que as máquinas sejam um incentivo para as vendas.

Para quem a compra é mais adequada?

Se você tem dúvida sobre comprar ou alugar uma máquina de pagamento, vale conferir qual opção é a melhor para você. A compra é mais indicada para quem prefere pagar um valor inicial mais alto e evitar um custo fixo. Às vezes, a empresa está em uma fase na qual não faz sentido comprometer-se com um valor mensal.

Você também pode comparar se o valor da compra, caso parcelado mensalmente, vale a pena, se comparado ao aluguel. Alguns empreendedores ainda optam pela compra por ser mais simples, ou seja, por não ter comprometimento de longo prazo.

Se a compra for liberada para Pessoa Física, mas não o aluguel, a operação é vantajosa para quem ainda não está regularizado. Algumas operadoras ainda disponibilizam mais opções para compra do que para o aluguel. Isso significa que você pode procurar um modelo que se adeque às especificidades do seu negócio.

Para quem o aluguel é mais adequado?

O aluguel funciona para quem não quer arcar com um valor alto inicialmente. Boa parte das máquinas alugadas ainda opera com taxas menores, já que parte do valor vai para o aluguel. Algumas operadoras ainda dão espaço para a negociação de forma direta, de acordo com o faturamento.

Um dos pontos fortes do aluguel é a possibilidade de ter manutenção e troca embutidas no valor do aluguel. Isso significa que há suporte e pouco prejuízo nos casos de problemas técnicos. Ao alugar, você ainda tende a contar com modelos melhores, sem precisar gastar muito ao trazer o aparelho para sua loja.

Aqui, vale conferir outros pontos para ver se a transação compensa. Alguns modelos permitem a possibilidade de revenda, fazendo com que você possa recuperar uma parte do dinheiro da compra. Caso opte por comprar, ainda vale conferir se a operadora oferece garantias tão boas quanto as do aluguel.

O que observar na hora da escolha?

Talvez você já tenha um veredicto sobre comprar ou alugar máquina de pagamento, mas esteja na dúvida sobre como escolher o melhor modelo. O primeiro ponto que vale ter em mente é a tecnologia. Os modelos mais modernos do mercado aceitam vários cartões, têm tecnologia contactless e são seguros.

Você pode estudar sua necessidade e observar como o público se relaciona com as formas de pagamento. Às vezes, os clientes da sua loja têm necessidades muito simples, e um modelo robusto não seja o mais adequado. Os valores das mensalidades ainda contam, já que podem pesar na lucratividade.

Por fim, vale observar a forma de conexão. As máquinas de pagamento podem usar redes de dados, Wi-Fi e cabeamento comum. A escolha pode fazer diferença na comunicação dos dados e tem influência na velocidade das transações. Aqui, o último item que vale prestar atenção é o suporte e o atendimento.

Como adquirir uma máquina de pagamentos?

A aquisição de máquinas de pagamentos é simples e intuitiva na maior parte das operadoras. Na Granito Pagamentos, por exemplo, o processo é simples e envolve apenas o acesso ao site principal da empresa. Lá, tem um catálogo com várias opções de máquinas, e você pode escolher o modelo que melhor corresponda às necessidades da sua loja.

O clique leva a uma página de cadastro. Basta preencher as informações e um especialista da Granito vai entrar em contato. Embora o ideal seja ter um CNPJ ativo, isso não é um pré-requisito. Você pode negociar por meio do CPF e fornecer informações sobre a área de atuação. No caso da Granito, a conta PJ é oferecida gratuitamente pelo BMG.

Na hora de decidir entre comprar ou alugar máquina de pagamento, vale prestar atenção a pontos como o espaço que há no seu orçamento para custos fixos, o suporte e o estágio da empresa. Alugar pode ser inadequado no começo e sustentável com a loja estabelecida.

Você ainda pode conferir como a empresa ajuda na hora de procurar uma máquina de pagamentos. A Granito Pagamentos, por exemplo, oferece para os clientes recursos como a divisão de vendas, a antecipação de recebíveis e o link de pagamento.

Além de vários modelos de máquinas, a Granito dá vantagens exclusivas, como consultor especializado, suporte 24 horas, trocas de máquinas em curto prazo, conta PJ gratuita e muito mais. Você pode saber mais entrando em contato!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.