Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Split de pagamento: como é essa funcionalidade na Granito?

split de pagamento

Compartilhar:

Em uma empresa, as tarefas operacionais tendem a levar tempo e prejudicam o bom funcionamento do negócio. Uma delas é a própria organização do fluxo de caixa, que exige a gestão de pagamentos com mais de um recebedor, em boa parte dos casos. Para solucionar esse problema, surgiu uma solução: o split de pagamento.

O grande objetivo dessa ferramenta é dividir os recebíveis de maneira automática, garantindo que todos os agentes envolvidos recebam a parte devida. Para isso, são utilizadas regras customizadas, que facilitam a gestão de recebimentos e a transação financeira dos compradores.

Ou seja, essa funcionalidade contribui para o pagamento facilitado. Por sua vez, isso ajuda a aumentar as vendas, assim como a satisfazer e a fidelizar os clientes. Por esses motivos, é fundamental entender o split de pagamento e implementá-lo no seu negócio.

Neste post, vamos explicar melhor. Que tal saber mais?

O que é split de pagamento?

O split de pagamento é uma interface de programação de aplicação (API) que permite dividir os pagamentos entre dois ou mais recebedores. O processo é automático e personalizado. Além disso, é realizado na autorização de pagamento.

Na prática, a plataforma de intermediação de pagamento se torna responsável por dividir o valor da forma correta. Assim, o cliente faz apenas um repasse de valores, mas paga diferentes estabelecimentos.

Um exemplo bem simples para entender a funcionalidade são os marketplaces. Como existem vários vendedores, você pode adquirir produtos de mais de um deles. Ao colocar tudo no carrinho, fica como se fosse uma compra só.

No entanto, como existem vários lojistas, é preciso dividir a quantia. É aqui que entra o split de pagamentos, que nesse caso também realiza o desconto relativo ao marketplace.

A solução não se resume aos marketplaces, podendo ser usada em outros lugares. Inclusive, ela vem caindo no gosto dos brasileiros devido à sua praticidade. Isso porque existem melhorias em vários aspectos, até mesmo na gestão financeira para pequenas empresas.

Como funciona o split de pagamento?

O split de pagamento funciona a partir de um conjunto de regras. Elas permitem implementar a divisão dos valores de forma padronizada, tanto nos pagamentos presenciais quanto nos digitais e naqueles feitos com boleto.

Assim, o cliente pode comprar em apenas um lojista com diferentes recebedores, ou em um marketplace, que conta com várias empresas. O pagamento é feito na modalidade tradicional, mas o valor é dividido de forma correta para que todos os recebedores tenham a sua parte.

Ou seja, nada muda para o cliente. Ele continua tendo uma boa experiência de pagamento. E o sistema é vantajoso para sua empresa que, além de automatizar a atividade, extingue o processo manual do cálculo de taxas e adiantamentos.

A solução também aumenta a produtividade da equipe, porque essa contabilização é complexa. Portanto, a automatização simplifica os processos e os fluxos de trabalho. Por causa desses fatores, o split de pagamento é uma forma de garantir a melhoria contínua na gestão de custos e despesas, e a Granito Pagamentos oferece essa solução.

O que é e como funciona a Divisão de Vendas da Granito?

A Divisão de Vendas é a solução de split de pagamento da Granito. Por meio dela, é possível separar o valor de uma transação única entre dois ou mais profissionais ou estabelecimentos credenciados.

Com isso, sua equipe deixa de se preocupar com cálculos complexos, garantindo mais precisão e produtividade no dia a dia. Afinal, sem essa solução, o procedimento precisaria ser realizado de forma manual no momento de repassar ou antecipar os valores para os parceiros ou prestadores de serviço.

Quais são as vantagens da Divisão de Vendas?

As vantagens da Divisão de Vendas, da Granito, são variadas. As principais são as que elencamos a seguir:

  • possibilidade de redução dos custos com impostos de até 60%. Isso porque há redução da bitributação, já que é feita apenas uma operação;
  • número de usuários ilimitado para o funcionamento da solução;
  • automação da divisão de pagamento, o que traz mais eficiência às operações;
  • transparência com os fornecedores e parceiros devido à existência do portal do cliente;
  • autonomia para cada profissional parceiro gerenciar seus recebíveis;
  • aumento da produtividade da equipe, que pode focar atividades estratégicas, em vez de perder tempo com cálculos complexos.

Dessa forma, a solução Divisão de Vendas é uma aliada na hora de vender com rapidez e eficiência. Como resultado, você consegue um aumento da satisfação dos clientes e uma melhoria dos processos organizacionais.

Para quem a Divisão de Vendas é indicada?

A solução Divisão de Vendas é indicada para diferentes tipos de negócios. Os principais são:

  • bares;
  • restaurantes;
  • centros de beleza e estética;
  • clínicas e profissionais de saúde.

Em cada um desses estabelecimentos, é possível usar a funcionalidade de diferentes maneiras. Por exemplo, em salões de beleza, é comum cortar o cabelo e fazer a unha com profissionais diferentes e que trabalham por conta própria.

Com a Divisão de Vendas, o cliente faz um pagamento só, e você já repassa o valor da manicure, por exemplo, diretamente para a profissional. Outro exemplo é nos bares e nos restaurantes, em que há o costume de dividir o valor da conta entre várias pessoas da mesa e ainda é necessário repassar a comissão para o garçom e outros profissionais.

A mesma ideia é praticada em clínicas de saúde. Como esses estabelecimentos costumam reunir diferentes profissionais, o pagamento é centralizado na recepção, mas os valores são divididos na hora da forma correta. Inclusive, parte deles segue diretamente para a empresa, que fica com parte do montante recebido dos clientes.

Com uma solução adequada, fica muito mais fácil realizar o split de pagamento e garantir a divisão de valores da forma certa. Isso simplifica as vendas e ainda permite reduzir os custos com impostos, o que traz benefícios fiscais e financeiros. Por fim, é uma forma de otimizar os processos e aumentar a produtividade da sua equipe.

Então, que tal conhecer melhor a solução da Granito para essa finalidade? Acesse a página da Divisão de Vendas, conheça melhor a funcionalidade e saiba utilizá-la no seu negócio.

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.