Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Tudo o que você precisa saber sobre mulheres empreendedoras

Tudo o que você precisa saber sobre mulheres empreendedoras

Compartilhar:

As mulheres empreendedoras têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de projetos, rompendo barreiras, superando desafios e deixando uma marca indelével em diversos setores. Nesta jornada, descobriremos como elas têm se destacado, conquistado espaço e enfrentado dificuldades com determinação e coragem.

Desde pioneiras históricas até as empreendedoras contemporâneas que estão redefinindo paradigmas, cada trajetória é única e apresenta lições valiosas. Apresentamos os principais desafios dessas profissionais, além das iniciativas que fomentam o empreendedorismo feminino em todo o Brasil. 

Veja, a seguir, como é a jornada de uma mulher empreendedora e por que boas parcerias podem contribuir para seu projeto.

Quais são os principais dados sobre o empreendedorismo feminino?

Fortalecer o empreendedorismo feminino é um ponto relevante para o desenvolvimento do país e de toda a sociedade. Por meio de boas ações, consegue-se vencer barreiras e aumentar a igualdade entre homens e mulheres.

Atualmente, no Brasil, cerca de 34% dos negócios são comandados por mulheres, segundo dados recentes do IBGE. Encontrar formas de inovar e de vencer barreiras para aumentar esse número é um passo importante.

Isso porque, de acordo com o Sebrae, as mulheres exercem um papel essencial nas inovações, com mais de 70% utilizando soluções inovadoras para alcançar o público desejado e vender suas ofertas. Apesar de todo o diferencial delas no meio empreendedor, ainda existem muitos desafios que precisam ser superados.

Quais são os desafios das mulheres empreendedoras?

As mulheres empreendedoras enfrentam uma série de desafios únicos e que podem atrapalhar o desenvolvimento e o sucesso da empresa. Conhecê-los e entender como superá-los é uma ótima maneira de se destacar e construir um negócio incrível. Veja mais, a seguir!

Preconceito

A primeira barreira que pode atrapalhar uma mulher empreendedora é a discriminação e o preconceito. Esse fator pode gerar desânimo e dificultar a sua caminhada rumo ao sucesso.

No entanto, ao se inspirar em outras empreendedoras que já passaram do estágio inicial e obtiveram sucesso, você consegue superar esse desafio e caminhar rumo à construção de uma empresa sólida e de destaque.

Jornada dupla

Outro desafio que as mulheres tendem a enfrentar na vida empreendedora é a dupla jornada. Elas precisam equilibrar suas responsabilidades profissionais com as demandas de suas vidas pessoais e familiares. 

Essa questão pode ser especialmente difícil para aquelas que são mães ou têm dificuldades para dividir as tarefas de casa.

Nesse sentido, é importante ter uma parceria forte no casamento a fim de reduzir os compromissos. Além disso, ter foco no sucesso que será construído também é uma questão importante e que pode ajudar a superar essa dificuldade.

Autoconfiança

A terceira dificuldade que vamos destacar é a falta de autoconfiança. Existem mulheres que tendem a não acreditar em todo o potencial que têm. Essa prática pode dificultar a caminhada, pois elas acabam não se impondo no ambiente empresarial.

Acredite no seu trabalho e competência. Você é capaz de construir um negócio de sucesso e superar a concorrência no seu mercado. Também vale fazer parcerias estratégicas a fim de encontrar soluções que ajudem no desempenho da empresa.

Essas são apenas algumas das muitas dificuldades enfrentadas. Porém, há inúmeras formas de superá-las e, com isso, aproveitar todos os benefícios do empreendedorismo. Continue lendo que explicaremos melhor para você!

Como superar esses desafios?

Existem ações que você pode adotar no seu dia a dia para deixar para trás todas essas dificuldades e manter o foco no crescimento do seu negócio. Pensando em te ajudar a superar tais desafios, abaixo destacamos várias delas.

Tenha uma boa rede de contatos

Construir uma rede de contatos para ter apoio nos momentos difíceis, trocar informações relevantes, aprender com outras pessoas e até mesmo encontrar potenciais investidores é uma boa forma de superar os desafios.

Para isso, você pode participar de eventos de networking, conferências e grupos de empreendedoras. Esses ambientes podem ajudar a ampliar a rede de contatos e criar oportunidades de negócios.

Invista em capacitação

Quanto mais conhecimento prático e técnico você adquirir, maior será a sua autoconfiança e capacidade para superar as dificuldades que surgem durante a caminhada empreendedora. Por isso, procure por cursos que sejam adequados para o objetivo determinado.

Investir em aprendizado contínuo é essencial. Existem diversos programas de capacitação e treinamentos voltados especificamente para mulheres empreendedoras, oferecendo conhecimentos específicos em liderança, gestão e desenvolvimento de negócios, por exemplo.

Promova a igualdade de gênero

Uma ótima forma de deixar o seu legado e demonstrar que todos os preconceitos são tolos é promover a igualdade de gênero, seja no seu discurso, seja no seu empreendimento. A partir desse tipo de ação, você trilha um belo caminho e ajuda as empreendedoras que virão após você.

Mulheres empreendedoras de sucesso lideram pelo exemplo e promovem a igualdade de gênero em suas empresas. Garantir a igualdade salarial, promover a diversidade e a inclusão em todos os níveis da organização e criar uma cultura empresarial que valorize o potencial de todos, independentemente do gênero, são passos importantes.

Faça parcerias estratégicas

Apesar de ser uma caminhada dura até o sucesso, o empreendedorismo está cheio de pessoas e empresas incríveis que podem ajudar a superar os desafios que surgem no processo.

Por isso, criar parcerias com outras empresas e empreendedores pode trazer benefícios mútuos. Elas abrem portas para novos mercados, compartilhamento de recursos, colaboração em projetos e muito mais.

Fortaleça o seu emocional

Em alguns momentos, é possível que você queira desistir, seja por falta de confiança, seja por todas as dificuldades relacionadas ao processo de crescimento. Por isso, investir em fortalecimento emocional é tão importante.

Desenvolver autoconfiança, acreditar em si mesma e não se deixar abater por estereótipos ou comentários negativos são características essenciais para enfrentar os desafios. Com uma boa rede de apoio e a aplicação das dicas destacadas, você tem todas as condições para o crescimento da sua empresa.

Quais são os benefícios de empreender?

Apesar de envolver diversos desafios, a jornada empreendedora é muito gratificante e produz uma série de vantagens para mulheres que são persistentes e se mantêm firmes na caminhada. A seguir, destacamos algumas delas. Continue lendo e confira!

Realize sonhos profissionais e pessoais

Construir uma carreira de sucesso é um desafio para muitos. Além disso, o mercado de trabalho tende a ser muito competitivo, e conseguir chegar a uma posição privilegiada pode ser ainda mais trabalhoso do que empreender.

Nesse sentido, o empreendedorismo permite que você transforme suas ideias e paixões em realidade. Construir e administrar um negócio bem-sucedido pode proporcionar um sentimento de realização pessoal e profissional, trabalhando com assuntos que são do teu interesse.

Tenha liberdade e autonomia

Já pensou em não precisar cumprir horários, ter liberdade na sua rotina e autonomia para tomar as decisões que você acredita que são acertadas? Por meio do empreendedorismo, tudo isso é possível.

Por exemplo, como empreendedora, você tem a oportunidade de ser a sua própria chefe e de tomar decisões importantes para o negócio. Essa autonomia oferece maior liberdade para definir a visão da empresa e os rumos que deseja seguir.

Aproveite as oportunidades de crescimento

O empreendedorismo oferece a chance de desenvolver seu potencial e crescer profissionalmente. À medida que o negócio prospera, você pode expandir suas habilidades e competências em diferentes áreas.

Com isso, você vai se sentir mais valorizada, além de gerar muitos impactos na sociedade. Muitas empreendedoras buscam resolver problemas e necessidades específicas das pessoas e, ao criarem produtos ou serviços inovadores, contribuem positivamente para a vida da comunidade.

Tenha mais flexibilidade

Assim como você tem liberdade para definir os seus horários, também tem flexibilidade para estabelecer os melhores momentos para desempenhar a sua vida profissional.

Nesse sentido, é possível alcançar mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, sendo possível passar um tempo maior com as pessoas que você ama. Esse é um benefício que, em geral, não pode ser alcançado no mercado de trabalho.

Aumente seus ganhos financeiros

Embora nem todos os negócios se tornem um sucesso financeiro imediato, o empreendedorismo oferece a possibilidade de criar um negócio lucrativo e de alcançar uma independência financeira maior no longo prazo.

Além disso, você tem muita liberdade para fazer a empresa crescer e não fica se limitando com o valor do salário pago por um emprego comum. Com isso, as chances de alcançar os seus sonhos materiais também são bem elevadas.

Quais são as mulheres empreendedoras para se inspirar?

Ter inspiração em cases de mulheres que já alcançaram sucesso é uma ótima forma de se motivar para persistir em sua caminhada no empreendedorismo. Existem diversas empreendedoras, de ramos diferentes, que você pode usar como espelho, como:

  • Luiza Helena Trajano — uma das empresárias mais influentes do país e defensora do empreendedorismo feminino, além de ter construído uma empresa de sucesso no Brasil, a Magazine Luiza;
  • Camila Farani — investidora-anjo e empresária, Camila é uma das investidoras do programa “Shark Tank Brasil”, além de ser fundadora da empresa G2 Capital, que investe em startups;
  • Ana Fontes — fundadora da Rede Mulher Empreendedora, uma organização que apoia mulheres empreendedoras e promove o empreendedorismo feminino no Brasil;
  • Cris Junqueira — cofundadora da Nubank, uma fintech bem-sucedida que oferece serviços inovadores e tem revolucionado o setor bancário no nosso país.

Essas são apenas algumas das mulheres que tem feito diferença no empreendedorismo e representam ótimas inspirações para você.

Quais são os diferenciais das mulheres empreendedoras?

Conhecer os diferenciais de mulheres empreendedoras de sucesso vai permitir compreender a mentalidade que você deve criar e quais habilidades fazem a diferença nesse meio. A partir dos aspectos destacados a seguir, você conseguirá aumentar as chances de sucesso no empreendedorismo.

Resiliência

Mulheres com sucesso no empreendedorismo muitas vezes precisam demonstrar alta resiliência ao enfrentar desafios e obstáculos. Essa capacidade de superar adversidades é essencial, pois existem várias incertezas e questões que vão demandar tal habilidade.

Networking

Caminhar com pessoas que te apoiam e ajudam no seu desenvolvimento é fundamental nesse meio. Por isso, buscar conexões e criar redes de apoio é tão importante. Essa habilidade de estabelecer relacionamentos fortes pode resultar em parcerias estratégicas e oportunidades de negócios.

Liderança

Uma empreendedora de sucesso é uma líder nata, que sabe tomar decisões e engajar quem está junto na caminhada. Por isso, desenvolver essa habilidade é um ponto crucial, além de ajudar a criar um ambiente de trabalho inclusivo e estimulante para suas equipes.

Foco nos detalhes

A atenção aos detalhes é uma característica comum em muitas empreendedoras. Esse nível de detalhamento pode ser útil na gestão do negócio e na entrega de produtos e serviços de alta qualidade.

Inovação

As mulheres trazem uma perspectiva única para a resolução de problemas e para a geração de ideias inovadoras. A diversidade de pensamento pode levar a soluções criativas e diferenciadas. Esse é um aspecto que você pode desenvolver na sua empresa para ter sucesso.

Visão de longo prazo

Mulheres empreendedoras tendem a ser visionárias, com uma abordagem de longo prazo para seus negócios. Essa perspectiva pode ajudá-las a tomar decisões estratégicas e sustentáveis.

Por que contar com boas parcerias pode potencializar a jornada?

Como você viu, o networking e as parcerias são cruciais para se desenvolver nesse meio e conseguir traçar uma caminhada de sucesso. Elas trazem uma série de benefícios e oportunidades que, de outra forma, seriam mais difíceis de alcançar.

Por exemplo, ao formar parcerias, você tem a oportunidade de se conectar com outras pessoas e empresas que podem abrir portas e ajudar no crescimento do negócio, com aumento de vendas, melhora no fornecimento e soluções que otimizam a experiência do cliente.

Por isso, buscar empresas com potencial de parceria de longo prazo é uma ótima opção para o seu negócio.

Quais são os diferenciais de contar com a Granito?

Ter foco no seu cliente e oferecer soluções que facilitam a jornada de compra é um meio de construir uma empresa de sucesso. Nesse sentido, contar com a Granito é uma ótima oportunidade.

Ela oferece suporte próprio e o apoio às mulheres empreendedoras que têm empresas e são atletas. Além disso, disponibiliza máquinas de pagamentos e soluções customizadas que vão potencializar o seu crescimento. Ainda, você terá disponível tecnologia de ponta para entregar uma experiência incrível e uma equipe de especialistas pronta para te ajudar.

Entendeu quais são os desafios e a jornada para entrar no grupo de mulheres empreendedoras de sucesso? Por meio da aplicação das dicas que você viu ao longo deste texto, é possível se destacar no mercado e vencer todas as dificuldades que surgem ao longo do percurso.

Quer ter a Granito como parceira nessa caminhada? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.