Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Token de segurança: como auxilia nas transações?

token de segurança

Compartilhar:

As transações realizadas no ambiente digital também são vulneráveis. Apesar das afirmações de que é mais seguro fazer transações online do que presencialmente, isso é uma meia verdade.

O ambiente digital tornou-se um alvo muito visado por criminosos mais qualificados, chamados de modo geral de “hackers”.

Esse cenário estimula o desenvolvimento de tecnologias que evitam a ação dos criminosos cibernéticos, garantindo, assim, mais segurança às transações realizadas remotamente.

Uma dessas soluções é justamente o token de segurança. Prossiga a leitura e entenda como funciona essa tecnologia e como ela pode ser benéfica para sua empresa!

O que é token de segurança?

O token de segurança é um código numérico utilizado para autenticar acessos online, conferindo segurança às transações digitais.

Ele ainda é usado como representação de um criptoativo (contrato, objeto, propriedade, moeda) com valor financeiro. Com um blockchain, garante-se a custódia do ativo ao proprietário.

Como funciona?

A autenticação digital do token de segurança pode acontecer de três maneiras: conhecimento, propriedade e característica. Vamos saber mais sobre cada uma:

  • conhecimento: dados pessoais, senhas e outras informações;
  • propriedade: por meio de algum objeto físico;
  • característica: biometria.

A tecnologia de token gera um código que funciona sempre que uma ação é feita online, como transferência, cadastro, emissão de documentos e outras.

Como efeito, é enviado um número de autenticação pelos canais de comunicação, ou há sincronização com os dados ofertados no arquivo para a verificação da identidade do usuário, dando autorização para prosseguir as atividades.

Quais são os tipos de token que existem?

Vale a pena conhecer os diferentes tipos de token que existem. Eles abrangem algumas categorias que facilitam processos diversos.

Security token

Todo token serve para garantir mais segurança, mas o security token é um tipo destinado especificamente a contratos de confiança digitais, relativos à participação acionária em qualquer ativo com valor determinado.

Assim, ele garante o registro de propriedade no livro-razão de blockchain, facilitando o acesso futuro ao investimento.

Utility token

A finalidade desse tipo de token é ofertar benefícios ou resolver problemas. É o mais popular, sendo que a maior parte das pessoas já o utilizou alguma vez. O token de utilidade permite que o usuário tenha acesso a algum produto, serviço ou app digital.

Equity token

Esse tipo de token está mais perto dos ativos comuns. Ele se assemelha a ações, representando cotas de participação no capital empresarial.

Os detentores do equity token detêm os mesmos direitos dos donos de ações tradicionais, como o direito a voto nas tomadas de decisões e aos lucros do negócio. O registro desse token se dá por meio de blockchain, e não por meio de registro em papel.

Payment token

Ele é usado em pagamentos digitais. Seu funcionamento se assemelha ao de um cartão de débito pré-pago ou a uma moeda, permitindo que valores sejam transferidos com segurança.

São códigos cuja emissão ocorre em tempo real e de forma automática em ambiente de pagamento. Logo, nenhuma empresa é obrigada a aceitá-lo, apenas o emissor.

Quais são as vantagens do token de segurança?

Após ler tudo o que falamos até o momento, fica fácil entender que existem muitas vantagens em adotar o token de segurança em sua empresa. Confira as principais delas.

Mais segurança

Uma das vantagens óbvias é certamente o aumento de segurança. As transações com o cliente tornam-se mais confiáveis e tranquilas. A empresa ainda se previne, evitando ações judiciais devido a perdas ou a roubos de dados dos clientes.

Atração e fidelização de clientes

A maioria dos consumidores tem consciência dos riscos que envolvem as transações no ambiente digital. Assim, ao acessar uma loja virtual que garante segurança por meio de token, o público se sente mais motivado a comprar e a continuar comprando (fidelização).

Aumento de credibilidade

Uma empresa aumenta sua credibilidade no mercado quando usa ferramentas de proteção, como o token de segurança. Além de agradar ao público, a ferramenta melhora a percepção de sua empresa diante da concorrência e dos investidores.

Outras vantagens

Além das já citadas, vamos falar sobre outras vantagens do uso de token de segurança em seu negócio. Veja como é animador ter uma solução avançada para a segurança de dados:

  • experiência de compra, além de segura, diferenciada;
  • inovação tecnológica;
  • facilidade em compras virtuais;
  • motivação para cadastrar cartões em carteiras digitais, permitindo aos clientes a realização de pagamentos de forma instantânea;
  • pagamentos recorrentes, pois mesmo que o cartão seja roubado/perdido, é possível atualizar as informações automaticamente.
  • transações realizadas sem atrito, já que o cliente não precisa colocar informações importantes repetidas vezes;
  • redução de custos e recursos, pois não é preciso ter uma certificação para cada bandeira de cartão.

Como implementar o token de segurança?

A tokenização do cartão é um processo fácil quando existe um provedor de confiança para acompanhar todas as etapas. Para não atrasar o processo de pagamento, os tokens são gerados de forma automática em tempo real.

Os detalhes do cartão ficam armazenados em segurança, para que o gestor do negócio possa utilizar a tokenização nas compras seguintes.

A empresa vendedora não tem acesso ao cartão de crédito, o que garante a proteção dos consumidores e do sistema da empresa contra fraudes. Simplificando, o processo de marcação é o seguinte:

  • o cliente insere os dados do seu cartão na tela de pagamento da loja online;
  • o token é gerado na API do gateway de pagamento e depois enviado ao servidor de token;
  • retorna uma resposta autenticada, e o ID é enviado ao sistema da empresa;
  • a empresa processa pagamentos seguros com um identificador que representa os dados do cliente, o titular do cartão.

Assim, sempre que um cliente utiliza um dispositivo para realizar pagamentos, a plataforma autoriza a próxima transação sem revelar os dados confidenciais do comprador.

Já o token NFC faz a troca dos 16 números do cartão por um só token digital. Na finalização da compra, o sinal NFC é emitido do dispositivo perto da máquina do cartão, habilitando a transação com segurança e rapidez, sem a necessidade de contato.

É possível implementar o token NFC de diferentes formas:

  • por meio de carteiras digitais, que possibilitam a digitalização de cartões;
  • por meio de pagamento presencial sem contato, com dispositivos wearable (como o smartwatch).

Como foi possível perceber, o token de segurança contribui para melhorar a imagem de uma empresa diante do público e favorece o aumento de vendas, já que confere maior proteção aos dados do cliente. Por isso, considere o investimento nessa ferramenta.

Gostou do artigo? A Granito é uma empresa especializada em soluções personalizadas para transações no meio eletrônico. Entre em contato conosco e saiba mais!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.