Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

O que é e como enviar comprovante de pagamento para o cliente?

O que é e como enviar comprovante de pagamento para o cliente?

Compartilhar:

Todo consumidor tem o direito de receber o comprovante de pagamento. Mesmo que alguns não solicitem esse registro, é importante entender mais sobre sua importância e como ele marca a relação de compra e venda entre as partes. Assim, vale a pena saber como enviar esse registro para o cliente, além de entender quais são as principais formas disponíveis.

Isso faz com que sua marca tenha responsabilidade em suas vendas, trazendo ainda mais profissionalismo para as atividades comerciais. Se você continua em dúvida sobre como enviar o comprovante, o que fazer quando o cliente não recebe e por quanto tempo guardar, continue a leitura e confira nosso post!

O que é comprovante de pagamento e para que serve?

Um comprovante de pagamento é um documento com validade legal, capaz de garantir que uma transação financeira aconteceu. Ele é emitido pelo beneficiário como prova de que o valor combinado entre as partes foi transferido.

Esse tipo de registro é previsto na legislação brasileira, por meio do Código Civil, a partir do artigo 304, estabelecendo diversos aspectos, mas, principalmente, a sua validade como recurso de comprovação do vínculo entre os envolvidos.

A lei também destaca que aquele que realiza o pagamento tem direito à quitação — ou seja, deve receber um recibo de quitação do que está sendo pago — ou pode reter o pagamento, enquanto esse documento não for entregue.

Quais são as formas de enviar comprovante de pagamento para os clientes?

Existem algumas formas que você pode usar para fazer a entrega dos comprovantes para os clientes. Entendê-las é uma boa maneira de modernizar a sua empresa e garantir maior satisfação. Veja mais, a seguir!

Impresso

O primeiro modo não é bem um envio, mas, sim, uma entrega. A impressão pode ser feita no momento da compra e ser fornecida ao cliente na via física. Existem pessoas que preferem fazer o controle de seus gastos com esse tipo de comprovante.

Por isso, sempre questione o consumidor se ele deseja a via que é de direito dele. Esse cuidado, apesar de parecer simples, pode fazer toda a diferença na hora de proporcionar uma boa experiência ao cliente.

SMS

Outra opção de envio do comprovante de pagamento é o SMS. Existem empresas que permitem a inclusão do comprovante por meio de mensagens de celular. Como, atualmente, a maioria dos brasileiros conta com um smartphone na mão, essa é uma ótima alternativa.

Por isso, verifique a possibilidade e incorpore essa solução para os seus clientes. Ao fazer isso, você reduz o uso de papel, torna a sua empresa mais sustentável e consegue ganhar a admiração de muitos clientes.

E-mail

Caso queira mais uma opção para implementar a sustentabilidade em seu negócio, fazer o envio do comprovante por e-mail é mais uma opção. Nesse sentido, existem diferentes táticas que você pode adotar.

Por exemplo, solicite que o cliente faça um cadastro para receber esse e outros materiais promocionais no e-mail. Essa estratégia pode digitalizar o envio de comprovantes e, ainda, gerar mais um canal de marketing para o seu negócio.

Por quanto tempo guardar os comprovantes de pagamento?

Guardar o comprovante de transação é fundamental e indispensável. Ele pode ser solicitado em algum momento pelo consumidor para comprovar uma negociação que foi contestada, por exemplo.

O prazo de guarda pode variar de 1 a 5 anos, conforme regulamento do Código Civil, no art. 206. Portanto, utilizar recursos que permitam a digitalização de forma automatizada é uma ótima opção para a sua empresa.

A Granito também permite que você imprima os comprovantes diretamente do sistema. Assim, você consegue ter mais controle e facilidade na hora de buscar o documento, caso seja necessário.

O que fazer caso o cliente não queira o comprovante?

Como você viu, mesmo que o cliente não queira que você faça a impressão do comprovante, é importante tê-lo no arquivo para garantir segurança jurídica para o seu negócio.

Por isso, contar com uma parceira que oferece simplicidade e facilidade na hora de obter esse documento é tão essencial. Assim, você tem mais tranquilidade na hora de garantir a proteção do seu negócio e mantê-lo competitivo no mercado.

Quer saber como fazer para reimprimir os comprovantes de pagamentos da Máquinas Granito? Então, continue a leitura, que explicamos em um passo a passo super didático, a seguir.

Como reimprimir comprovante nas Máquinas Granito?

Caso o seu cliente solicite, em um momento posterior à compra, o comprovante de pagamento, você consegue fazer a reimpressão dele por meio dos nossos sistemas. Para isso, o primeiro passo é fazer o seu login.

Após essa etapa, vá em menu na tela inicial e busque por “Máquina”. Clique nessa opção e, em seguida, escolha a alternativa “Relatórios”. Nele, você terá à disposição os comprovantes das negociações feitas por meio das Máquinas Granito.

Assim, basta realizar a sua busca, a fim de encontrar o comprovante do cliente que está fazendo a solicitação. Com ele disponível em sua tela, basta clicar em “Reimpressão de comprovante” e mandar para a sua impressora a via que necessita. 

Como a Granito pode ajudar na hora de enviar o comprovante para os clientes?

A Granito é uma excelente parceira para empreendedores que buscam um atendimento e ofertas personalizadas que atendam especificamente às suas necessidades. Quanto mais vende, melhores são as taxas cobradas, colaborando para o desempenho do seu negócio. Na hora de enviar os comprovantes, você tem acesso a diversas soluções da Granito. 

A mPOS, por exemplo, é um modelo portátil e funciona com conexão sem fio. Nesse caso, o comprovante pode ser encaminhado para o consumidor por meio do SMS. Já para quem deseja incluir a possibilidade de entregar o comprovante de forma impressa, a POS pode ser uma excelente alternativa. 

Entendeu como fazer a reimpressão de comprovante de pagamento de maneira simples e fácil? Ao contar com a parceria da Granito, você tem à disposição as melhores máquinas do mercado, bem como um sistema que simplifica a sua gestão e os resultados da sua empresa.

Que tal começar a aproveitar nossas soluções? Então, confira as máquinas Granito agora mesmo!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.