BLOG

Tire agora suas maiores dúvidas sobre máquina de pagamento

maquina2

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Já parou para pensar na importância do pagamento facilitado e da diversificação? Além de melhorar a experiência do cliente, a ideia ainda torna as compras mais convenientes. Uma das formas de fazer isso é por meio da máquina de pagamento, uma solução que pode gerar algumas dúvidas.

As máquinas são úteis para o uso de cartões ou PIX, sendo um meio eletrônico para compras. Assim, costumam contar com um teclado chamado de “PINpad”, em que são digitadas as senhas. A tela exibe as informações, e é preciso uma conexão para autorizar o pagamento. Normalmente, utilizam dados móveis ou Wi-Fi, mas algumas também usam um sistema de cabeamento telefônico.

O objetivo deste texto é esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a máquina de pagamento e revelar por que essa solução é importante para a organização financeira de negócios de qualquer tamanho. Boa leitura!

Por que apostar em uma máquina de pagamentos?

As máquinas de pagamento costumam ser vantajosas por algumas razões. Isso inclui a praticidade de pagar com cartão e a possibilidade de usar os extratos para controle financeiro.

Assim, o aumento das vendas aparece como um benefício. Com a opção de crédito, por exemplo, várias vendas a mais podem se concretizar graças à possibilidade de parcelamento. Aqui, você também passa a reter clientes com mais facilidade.

Diferente de comprar fiado, o pagamento é garantido no crédito pela máquina de pagamento. Isso significa que você pode contornar o risco de inadimplência. Por fim, ainda é possível diminuir as dores de cabeça com o troco.

Existem custos?

As máquinas de cartão costumam ter taxas por operação, em que um percentual é cobrado para compras no débito e no crédito. Mas isso varia de acordo com a operadora, podendo ter opções diferentes de pagamento.

Na Granito, por exemplo, você pode optar por uma alternativa mais prática, pagando um valor fixo mensal. Nesse caso, você pode falar com um consultor por meio do site e ver qual é a melhor opção para sua empresa.

Mas vale observar se não há outros custos. Algumas operadoras cobram taxas por adesão, parcelamento, antecipação de recebíveis e por aí vai. No caso da Granito, você pode fazer o pagamento com os próprios valores transacionados.

Quais são as modalidades de aquisição?

As modalidades variam de acordo com a empresa. A Granito, por exemplo, oferece desde modelos econômicos para microempreendedores até dispositivos similares aos smartphones.

A POS funciona com Wi-Fi ou dados móveis, podendo imprimir o comprovante por conta. Contar com alternativas ao 4G é importante, já que nem todas as regiões são cobertas por operadoras de celular.

A SmartPOS, por sua vez, atua com o sistema operacional Android. Assim, tem interface intuitiva, funcionando bem para quem já é habituado aos smartphones. Já a mPOS é um modelo econômico e tem o comprovante enviado por SMS.

É preciso pagar aluguel?

Geralmente, as operadoras oferecem a possibilidade de compra ou de aluguel da máquina de pagamento. No primeiro caso, você paga menos no início, mas conta com um custo fixo. O lado bom é o fato de ter a manutenção coberta.

Já no segundo, você paga de uma vez, mas não precisa se preocupar com custos divididos ao longo dos meses. Aqui, vale reparar na política da operadora de cartão, já que boa parte das empresas não disponibiliza o aluguel para clientes sem CNPJ.

Outro ponto que você pode observar é a possibilidade de negociação das taxas. Algumas operadoras oferecem valores mais flexíveis apenas para os clientes que alugam e mantêm taxas fixas para os compradores.

Quais os tipos de pagamento aceitos?

As máquinas de pagamento costumam ter como foco o débito e o crédito. Geralmente, inserindo ou passando o cartão. Mas algumas também correspondem à tecnologia NFC, em que os pagamentos são feitos por aproximação.

Algumas máquinas também contam com suporte ao Pix. Além da praticidade, o meio permite transferências sem custos, sendo útil para os clientes que querem fazer tudo pelo celular. Aqui, há a exibição de um QR Code cuja leitura serve para o pagamento.

Uma das possibilidades, ainda, é a cobrança recorrente. Essa é uma das opções de operadoras como a Granito, permitindo o pagamento mensal de forma programada. Assim, o cliente não precisa voltar ao estabelecimento apenas para acertar a conta.

Precisa ter CNPJ?

O CNPJ é a forma pela qual a Receita Federal identifica as empresas e acompanha suas movimentações. Costuma surgir para formalizar a existência de um negócio, principalmente na hora do enquadramento tributário.

Isso faz com que boa parte das operadoras exijam CNPJ. Mas não é o caso de todas. Na Granito você pode fazer a negociação com CPF e só as informações sobre a área de atuação são requisitadas.

Se você tiver CNPJ, mas não conta PJ, também não tem problema. A razão é o fato de que a Granito oferece a conta digital BMG, sem custos ou taxa de manutenção. Basta entrar em contato e fazer a solicitação.

É possível dividir a máquina de pagamento?

A Granito conta com a solução multicliente, em que é possível dividir a máquina de cartão. A ideia é útil para estabelecimentos com vários negócios no mesmo espaço. Por exemplo, salões de cabeleireiro ou consultórios médicos. Assim, os empreendimentos que atuam de forma independente podem compartilhar o mesmo dispositivo.

As máquinas de pagamento têm uma relação direta com a experiência do cliente e fazem sucesso nas lojas físicas. Meios como o Pix têm sido mais usados e, aos poucos, o público coloca o dinheiro físico em segundo plano para dar espaço à praticidade.

Essa é uma maneira de contar com menos desistências no caixa. Boa parte dos produtos tem um meio específico de preferência. Eletrodomésticos, por exemplo, costumam ser consumidos no cartão de crédito por efeito dos altos preços. Assim, abrir mão da máquina de cartão pode restringir o consumo de algumas pessoas.

Facilitar o pagamento também ajuda a tornar ações complementares possíveis, como estorno ou chargeback. O que acha de diversificar os meios para os clientes e investir em uma máquina de pagamentos? Então, confira nossas soluções no site!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.