Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Saúde financeira da empresa: 4 dicas essenciais para salão de beleza

saúde financeira da empresa

Compartilhar:

Cuidar da saúde financeira da empresa é fundamental para ter um negócio de sucesso. Para quem tem um salão de beleza, isso é especialmente importante, por conta de todos os custos que essa atividade exige. Isso significa que é necessário reavaliar o seu nível de preços e entender qual o lucro que você está realmente obtendo.

Mesmo quem tem um bom fluxo de clientes, caso não tenha as finanças em ordem, pode ficar em uma situação bastante delicada. Por isso, é importante encontrar meios de reduzir custos, diferenciar seus serviços e aumentar o nível de preços. Se você quer saber como implementar essas ideias no seu dia a dia, continue a leitura e confira nosso post!

O que é a saúde financeira de uma empresa?

A saúde financeira de uma corporação representa a condição na qual ela tem pleno controle sobre seus recursos, conseguindo gerenciar seus gastos e planejar os investimentos de maneira adequada. Logo, é a saúde financeira que atesta a capacidade de honrar seus compromissos e dívidas.

De maneira prática, ela representa o equilíbrio entre receitas e despesas que ocorrem ao longo do mês. Portanto, uma empresa que é saudável do ponto de vista financeiro, também deve apresentar lucros e uma boa capacidade de expansão. 

Qual a sua importância para o sucesso de um salão de beleza?

A partir de um bom planejamento financeiro, é possível melhorar a saúde do seu negócio, possibilitando maior lucratividade. Além do mais, um dos fatores que mais levam empresas à falência são as dificuldades geradas por uma gestão financeira ruim.

Portanto, para manter a longevidade do seu salão e alcançar bons retornos por meio do empreendimento, é importante investir em boas soluções que auxiliem na hora de fazer o controle e manter a saúde da empresa em dia.

Nesse sentido, existem softwares e boas práticas que podem e devem ser adotadas a fim de otimizar sua gestão dos recursos do salão. Abaixo, apresentamos algumas ações que podem ajudá-lo. Continue a leitura e confira!

Como melhorar a saúde financeira do seu salão?

Agora que você já sabe qual é a importância da gestão financeira no salão de beleza, que tal descobrir as dicas essenciais para manter a saúde do negócio e aumentar os resultados no longo prazo? Por meio dessas práticas, é possível ter maior controle do dinheiro e encontrar formas de otimizar sua gestão. Vale a pena conferir!

1. Entenda seu fluxo de caixa

Entender quais são as suas principais fontes de receitas e quais são os gastos realizados mensalmente no salão é o primeiro passo para manter a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, é importante elaborar e acompanhar o fluxo de caixa para ter uma visão mais ampla da empresa.

Por exemplo, por meio dessa ferramenta, você consegue ter mais clareza sobre como está gastando os recursos do salão, além de realizar a identificação de gargalos que fazem o dinheiro sumir.

Além do mais, com o fluxo de caixa, é possível compreender a margem de contribuição, os lucros após pagar as contas e muito mais. Uma boa dica é contar com a ajuda de um software para facilitar os lançamentos e ter mais eficiência.

2. Conheça os custos do salão

Entender quais são os principais custos do salão é importante para fazer um planejamento e conter as despesas desnecessárias. Por exemplo, se você está tendo muitos gastos com determinados procedimentos, é possível verificar se não há como tornar o processo mais eficiente e, consequentemente, diminuir suas despesas.

Porém, tenha atenção para não reduzir a qualidade do que está oferecendo aos consumidores. Isso pode causar insatisfação e reduzir a lucratividade. Além do mais, tenha bem claro quais são os custos fixos, como aluguel, e os variáveis, como produtos utilizados nos serviços oferecidos, por exemplo.

3. Saiba qual é a sua margem de lucro

Entender qual é a margem de lucro praticada no seu salão também é um ponto importante para manter a saúde financeira em dia. Além disso, vale ter consciência sobre os preços praticados no mercado.

Outra boa dica é entender como cada serviço disponibilizado contribui para o lucro do salão. Assim, você consegue fazer promoções otimizadas para atrair clientes e vender as soluções que oferecem maior contribuição para os resultados do salão.

Também vale prestar atenção na sua agenda de atendimentos. Por exemplo, se ela está cheia há muito tempo, é hora de subir os preços para aproveitar o excesso de demanda. Quem trabalha com serviços tem alta liberdade para precificar, assim, vale a regra: lotou a agenda, sobe o preço.

4. Invista em diferenciação

Encontrar maneiras de diferenciar o seu salão da concorrência é uma boa forma de encantar os clientes e aumentar a lucratividade do negócio. Por meio de boas ações, você oferece uma experiência otimizada e que supera as expectativas de quem consome os seus serviços.

Por exemplo, é possível oferecer um espaço para tomar um cafezinho enquanto espera o atendimento. Além disso, você pode vender produtos complementares para que os clientes consigam realizar tratamentos em casa. Ainda, ofereça diversas opções de pagamento para facilitar a vida das pessoas.

Por meio de ações como as citadas acima, você agrega valor ao consumidor e consegue aumentar o ticket médio do salão. Portanto, vale a pena colocar em prática meios de diferenciar os seus serviços.

Quais as vantagens de implementar esse tipo de cuidado no salão?

Por meio das dicas que foram apresentadas anteriormente, é possível realizar uma gestão mais profissional no seu negócio. Mesmo que você conte com a ajuda de uma empresa contábil para efetuar o recolhimento de impostos e ajudar com os demais aspectos legais, é importante ter alguns cuidados no seu dia a dia.

Desse modo, você consegue implementar mudanças importantes para a redução de custos e ainda cria as condições necessárias para se diferenciar da concorrência e elevar o nível de preços cobrados.

Viu como é importante cuidar da saúde financeira da empresa? Mesmo que o seu trabalho seja focado nos clientes e em oferecer um bom atendimento, é importante aprender mais sobre finanças, gestão e vendas para desenvolver seu projeto. Assim, é possível criar um modelo de negócios de sucesso e expandir para novas unidades.

Gostou do nosso artigo? Quer aprender mais sobre empreendedorismo? Então, siga nossa página no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e confira conteúdos incríveis que podem ajudar no seu cotidiano!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.