Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

O que é pagamento recorrente e por que optar por ele?

o que é pagamento recorrente

Compartilhar:

Você sabe o que é pagamento recorrente? Por meio dessa opção, é possível ter mais segurança e previsibilidade no seu negócio. Isso significa que um vínculo mais próximo entre empresa e cliente é estabelecido, permitindo que você faça vendas frequentes e receba em um fluxo cadenciado.

Criar esse tipo de situação permite que sua empresa tenha recursos de maneira recorrente, além de gerar mais tranquilidade em suas contas. Portanto, vale a pena entender mais sobre essa possibilidade e como implementá-la na prática. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nosso post!

O que é pagamento recorrente?

Encontrar formas de ganhar mais previsibilidade com o fluxo de caixa da empresa é essencial para melhorar a gestão financeira. Nesse sentido, contar com pagamentos recorrentes é uma ótima alternativa.

Essa modalidade acontece quando um consumidor autoriza a empresa a fazer cobranças regulares por um produto ou serviço, no prazo e valor combinado. Assim, o negócio realiza as entregas regulares, e o cliente paga nos períodos acordados os valores devidos.

Para isso, vale contar com boas soluções de pagamentos para ganhar automatização e evitar possíveis erros. Assim, torna-se possível garantir a fidelização e a satisfação do consumidor, melhorando ainda mais os resultados da empresa.

Como funciona esse tipo de pagamento?

O pagamento recorrente funciona por meio de um acordo entre empresas e clientes. Nesse sentido, são realizadas cobranças dos consumidores em um prazo determinado. Existem diversos casos bem conhecidos desse tipo de pagamento.

Por exemplo, as plataformas de streaming são um deles. Elas oferecem os seus serviços aos consumidores que aceitam receber cobranças, em geral, mensais, para usufruir dos filmes, séries e documentários das plataformas.

Porém, esse tipo de cobrança não se limita aos streamings, sendo utilizado também por condomínios, cursos presenciais e online, clubes de assinaturas e também para vendas de produtos que têm demanda contínua.

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse tipo de pagamento, que tal aprender quais são as principais vantagens de utilizar essa solução em seu negócio? Abaixo, listamos várias delas. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

Redução da inadimplência

A redução da inadimplência é um dos ganhos obtidos ao optar pelo pagamento recorrente. Por meio dele, sua empresa pode obter pagamentos regulares e previsíveis, o que significa que pode planejar melhor seus fluxos de caixa e reduzir os custos associados à inadimplência.

Além disso, o pagamento recorrente minimiza despesas financeiras adicionais, tais como taxas de juros e outros encargos financeiros associados à inadimplência dos clientes. Ao implementar esse modelo, também é possível fazer com que a sua empresa alcance economias de escala, pois você consegue gerenciar os pagamentos recorrentes com mais facilidade do que os pagamentos únicos.

Automação dos pagamentos

A automação dos pagamentos é um benefício direto da implementação dessa forma de pagar. Ao utilizar tal modalidade, o pagamento é processado automaticamente a cada período de cobrança, eliminando a necessidade de inserir manualmente os dados do cliente e do próprio pagamento.

Essa automação reduz os custos de processamento, pois não é necessário gastar tempo e recursos em tarefas manuais. Além disso, o processo automático dos pagamentos torna a cobrança muito mais rápida, aumentando a eficiência e reduzindo os custos dessa etapa do relacionamento com o cliente.

Fidelização dos clientes

Ao implementar a possibilidade de pagamento recorrente, sua empresa consegue criar mecanismos com a intenção de premiar a fidelidade do público, ou seja, fornecer vantagens para aqueles que escolhem comprar de sua marca recorrentemente.

Utilizando um plano de pagamento recorrente, os clientes mostram que estão interessados em continuar usando suas soluções, ajudando a construir lealdade. Por outro lado, os pagamentos recorrentes também permitem que a sua empresa forneça aos clientes melhores serviços, pois ela pode prever suas receitas futuras com maior precisão.

Melhor gestão de tempo

Outro benefício de implementar essa abordagem se refere à otimização dos processos internos no seu negócio. Ao escolher um modelo de pagamento recorrente, tanto os compradores quanto a empresa economizam tempo, pois muitos dos processos que seriam feitos manualmente são automatizados.

Isso significa que sua equipe está liberada para se envolver em outras tarefas, como atender os clientes, desenvolver novos produtos, aprimorar os processos internos e demais ações que são importantes para o sucesso do negócio. Vale destacar que também há uma grande economia de tempo nas atividades contábeis, pois os processos de venda se tornam previsíveis e bem organizados.

Maior previsibilidade financeira

Outra grande vantagem do pagamento recorrente é a maior previsibilidade financeira que ele oferece. Por exemplo, ao fazer uma venda nessa modalidade, você saberá exatamente por quanto tempo vão entrar os valores das parcelas em sua conta.

Com isso, fica mais simples gerenciar as datas a fim de realizar os pagamentos dos fornecedores, evitando ter que emprestar recursos para capital de giro. Desse modo, paga-se menos juros, e é possível assegurar uma melhor aplicação dos recursos disponíveis na empresa.

Como vender com pagamento recorrente?

Investir em um plano, a fim de oferecê-lo aos consumidores, é uma ótima forma de melhorar a previsibilidade financeira do negócio e conseguir se destacar no mercado de atuação. Nesse sentido, é preciso pensar em como realizar as entregas aos clientes e de que forma fazer as cobranças.

Para isso, você pode elaborar um plano de assinaturas para o seu cliente. Além disso, ao contar com a solução de pagamento recorrente da Granito, é possível vender os planos desenvolvidos e receber de forma segura, garantindo a satisfação dos clientes e melhores resultados para o negócio.

Entendeu o que é pagamento recorrente e quais são os benefícios que ele pode gerar para o seu negócio? Ao desenvolver assinaturas dos seus produtos ou serviços, você consegue maior previsibilidade para o fluxo de caixa da empresa. Ainda, com a ajuda da Granito, fica mais fácil oferecer uma ótima experiência aos consumidores, garantindo sucesso com essa modalidade.

Gostou do artigo e quer continuar aprendendo sobre soluções financeiras para o seu negócio? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.