Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

7 dicas de como realizar uma gestão de finanças com alto volume

gestao de financas - granito

Compartilhar:

Fazer uma boa gestão de finanças com alto volume é um dos principais desafios de quem escolheu a vida de empreendedor. Além de fornecer uma boa vantagem competitiva, esse tipo de cuidado é crucial para preservar a longevidade da sua marca. Por isso, vale a pena adotar alguns cuidados, especialmente no momento de crescimento da empresa.

Isso garante que boas práticas sejam implementadas antes do surgimento de diversos problemas que prejudicam o desempenho do seu negócio. Se você quer saber como organizar as finanças quando há grande volume de recursos, transações e vendas, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é uma série de processos que envolve desde o planejamento até o controle das atividades relacionadas às finanças de uma empresa. O objetivo desse tipo de gerenciamento é garantir que a alocação dos recursos seja feita de maneira eficaz.

Ela é importante, pois ajuda a garantir melhores resultados, investimentos mais certeiros, controle do fluxo de caixa e ótimas condições para atingir as metas da empresa e continuar o processo de crescimento. Para colocá-la em prática, é preciso ter atenção a uma série de processos, como controle de custos e receitas, conciliação bancária, acompanhamento do fluxo de caixa e vários outros.

Como realizar uma gestão de finanças com alto volume?

Agora que você já sabe o que é a gestão de finanças, que tal entender como fazê-la de forma eficaz, com alto volume de recursos? Para isso, listamos várias dicas que podem lhe ajudar com essa tarefa. Continue a leitura e confira, a seguir.

1. Organize o orçamento

A gestão orçamentária é uma parte crucial na hora de fazer uma boa gestão de finanças com alto volume. Por meio da categorização dos investimentos e custos da empresa, torna-se possível alocar os recursos de maneira mais eficiente.

Por exemplo, você pode definir um valor máximo a ser gasto em cada uma das categorizações desenvolvidas. Assim, fica mais simples evitar despesas muito altas e pode-se determinar as áreas mais relevantes para colocar mais dinheiro e fazer com que a empresa continue a crescer.

2. Crie uma estratégia de gastos

Como você pode ver, a definição de orçamento vai ajudar a definir categorias de gastos. Por meio delas, é possível criar uma estratégia para manter as contas em dia e ainda assim ter táticas para se diferenciar dos concorrentes e manter a empresa crescendo constantemente.

Por exemplo, os investimentos em marketing são essenciais para alcançar mais pessoas e ter um público mais amplo para as vendas. Por isso, alocar uma boa quantia de recursos, desde que o retorno seja positivo, é uma boa ideia.

Ter ações que visam a investir em relacionamento com quem já é cliente também é interessante, pois esses têm um custo de aquisição mais baixo e, consequentemente, geram maior retorno para o negócio.

3. Controle o fluxo de caixa de perto

O controle de fluxo de caixa é mais um ponto essencial para ter um bom desempenho na gestão de finanças de alto volume. Por meio dele, é possível entender as entradas e saídas da empresa.

Consequentemente, você pode encontrar oportunidades para aumentar a margem de contribuição e reduzir custos da empresa, seja com negociações, seja com gargalos existentes.

4. Mapeie os custos e despesas

Falando em redução de custos, fazer um bom mapeamento do que a sua empresa gasta pode ser mais uma ação considerável para fazer uma gestão de finanças com alto volume de maneira eficaz.

Por isso, invista tempo ao mapear os processos da sua empresa, a fim de encontrar oportunidades de cortes que possam fazer com que o negócio diminua as despesas. Vale também negociar com os fornecedores para conseguir melhores condições de preços e prazos.

5. Use relatórios de diagnóstico financeiro

Com um alto volume de informações, o controle financeiro tende a ficar mais complicado. Por isso, é imprescindível contar com ferramentas que auxiliem a visualização dos dados e permitam melhorar as tomadas de decisão.

Nesse sentido, os relatórios financeiros são ótimos aliados. Eles podem organizar as principais métricas relacionadas às finanças da empresa e, com isso, proporcionar a clareza necessária para direcionar as próximas estratégias.

6. Invista em tecnologia

Assim como os relatórios, a tecnologia é fundamental para a gestão de finanças com alto volume. Ela permite a redução de erros, a organização das informações, a coleta precisa de dados e muito mais.

Por exemplo, por meio de um bom software, é possível fazer relatórios personalizados. Além disso, com uma boa ferramenta, você consegue automatizar processos manuais, melhorando o controle e a agilidade nas atividades da empresa.

7. Conte com uma plataforma digital

Investir em uma plataforma digital permite que sua marca traga mais tecnologia e automação para os processos internos. Utilizar uma ferramenta para controlar o fluxo de vendas, bem como as movimentações financeiras, é crucial para melhorar a gestão das finanças.

Afinal, sem dados atualizados e confiáveis fica impossível determinar o desempenho da empresa, realizar comparativos entre os períodos e criar indicadores para avaliar o que pode ser melhorado.

Como uma boa parceria pode ajudar?

Contar com bons parceiros permite que sua marca tenha acesso à expertise de outras corporações que já atuam no mercado. Quando se trata de aspectos financeiros, fazer parcerias estratégicas com uma empresa especializada em pagamentos, por exemplo, viabiliza que você automatize diversos aspectos dos seus fluxos monetários.

Na Granito, por exemplo, você dispõe de uma agenda financeira no aplicativo ou no portal do cliente para fazer a antecipação dos recebíveis, organizar a gestão dos valores e ter dados relevantes para um gerenciamento estratégico da sua marca.

Por meio desse tipo de cuidado, sua empresa consegue ter mais controle em sua gestão de finanças, especialmente para os casos em que as vendas estão escalando e o volume de transações segue crescendo. Então, não deixe de investir em parcerias estratégicas para potencializar o desempenho da sua marca.

Quer saber como melhorar as finanças da sua marca? Continue com a visita ao blog e confira nosso guia completo para fazer a gestão de custos da empresa!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.