Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Como funcionam as carteiras digitais e quais as vantagens para o seu negócio?

carteiras digitais

Compartilhar:

Já parou para pensar há quanto tempo você não passa em um caixa eletrônico? A popularização das carteiras digitais e das formas de pagamento eletrônico fez com que o dinheiro tivesse uma nova cara.

Alguns países fazem movimentos mais ousados nessa direção. É o caso da Suécia, que decidiu extinguir as notas impressas do país. Nesse caso, todas as transações financeiras se tornam digitais.

As transações sem dinheiro físico estão crescendo e, com a entrada de novas pessoas no sistema bancário, o número de adeptos tende a crescer ainda mais. O objetivo do texto é explicar como funcionam as carteiras digitais e seus benefícios para as empresas. Boa leitura!

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais são serviços que armazenam informações dos cartões de débito ou crédito, servindo para fazer pagamentos. Em alguns casos, também fazem transações em dinheiro virtual, de forma similar aos apps bancários. Aqui, é possível comprar usando dispositivos como celulares e smartwatches.

A tecnologia é útil para aproximar os lojistas dos consumidores. Assim, o pagamento acontece por NFC (aproximação) ou QR Code. Para isso, os lojistas precisam contar com máquinas de pagamento compatíveis com a tecnologia. Algumas lojas online também oferecem a opção nos próprios sites.

As opções de investimentos ainda são diferenciais oferecidos por algumas carteiras digitais. Para seduzir os clientes, boa parte das alternativas no mercado trazem CDBs e fundos que superam o rendimento da poupança. Elas também permitem verificar o saldo virtual como nos apps bancários, mas com opções de corretoras de valores.

Como as carteiras digitais funcionam?

As carteiras digitais funcionam tanto para as compras presenciais quanto para as online. Por isso, também são benéficas para os lojistas que trabalham unicamente com lojas físicas. As opções são similares às oferecidas por bancos, com transferências via Pix e pagamentos via NFC ou QR Code.

Em alguns países, as carteiras também têm outras funções. Por exemplo, armazenar documentos como a habilitação, tendo um papel similar ao das carteiras físicas. Algumas chegam a autenticar a identidade dos portadores. É o caso das “wallet mobiles” japonesas, usadas para verificar a idade de quem vai consumir bebidas alcoólicas.

Para as carteiras digitais funcionarem, há uma estrutura virtual de software e dados. Por isso, dependem de sistemas de pagamento eletrônico confiáveis. A tecnologia virtual oferece a segurança e a criptografia necessárias para que as transações aconteçam. Assim, a tecnologia é integrada aos sistemas de e-commerce.

Por que as carteiras digitais estão se tornando preferência do público?

Um dos principais destaques das carteiras digitais é seu apelo à rentabilidade. Uma grande parcela das pessoas no Brasil aposta no serviço para poupar e investir. A aceleração da digitalização dos negócios, a bancarização e o acesso a produtos financeiros também explicam a adesão, principalmente impulsionada pela pandemia.

Essa adesão também ganhou fôlego graças à necessidade de receber o dinheiro das vendas. Boa parte dos consumidores também são vendedores e dependem do meio para gerar sua própria renda. Originalmente, o principal atrativo das carteiras era a velocidade de pagamentos, mas isso mudou com o Pix.

A partir daí, o mercado passou a ser disputado por meio de benefícios. Algumas marcas investem pesado em recursos como acesso ao Bitcoin, pagamento de boletos e recarga. Boa parte do foco dos adeptos é evitar os custos dos bancos tradicionais, e a tendência é ter mais consumidores procurando pagar com a tecnologia.

Quais são os benefícios das carteiras digitais para as pequenas empresas?

Os downloads de apps de carteiras digitais tendem a aumentar, e isso abre espaço para a chegada de um público consumidor maior, exigindo uma adaptação dos lojistas. Mas há vantagens também para as pequenas empresas, e você já vai descobrir quais são.

Facilitação do pagamento

O pagamento facilitado é uma meta comum dos lojistas, principalmente porque é um ponto que se relaciona de forma direta com a experiência do cliente. Ao oferecer várias opções, o consumo se torna mais simples e conveniente. Se a carteira digital for o meio principal de pagamento do cliente, oferecer essa opção ajuda a evitar desistências no caixa.

Fidelização

As carteiras digitais podem fazer com que você saia na frente na hora de oferecer meios de pagamento compatíveis com a preferência de alguns clientes, principalmente se isso for feito antes da concorrência. A oferta de recursos como cashback ainda pode seduzir clientes indecisos, contribuindo para a fidelização.

Praticidade

Se seus clientes são do tipo que não gostam de carregar muitas coisas nos bolsos, a carteira digital é um diferencial. Tudo pode ser feito pelo celular, dispensando a necessidade de contar moedas ou passar no caixa eletrônico. Alguns clientes ainda se sentem mais confortáveis, já que há menos chances de perder alguma nota.

Retenção de um novo segmento de cliente

Muitos consumidores são nativos digitais ou habituados à praticidade da compra via smartphone. Isso acontece principalmente para quem recebe o dinheiro virtual de vendas e não quer ter o trabalho de transferir para uma conta intermediária e sacar em um caixa eletrônico. A ideia pode ajudar a pôr sua loja como prioridade para esses clientes.

Maior organização

Ao deixar tudo nos meios digitais, você não precisa registrar cada transação manualmente. Os apps das máquinas de pagamento ainda trazem relatórios em que é possível conferir cada tipo de recebimento. No aplicativo da Granito Pagamentos, por exemplo, você pode conferir a modalidade, a bandeira, o período e o ponto de venda.

As carteiras digitais ganham protagonismo no país em que o dinheiro físico tende a diminuir sua circulação. Essa digitalização começou quando o governo proibiu contratos de exclusividade, abrindo o mercado para as empresas que operam máquinas de pagamento.

A popularização dos smartphones também ajudou a criar o cenário para a popularização das fintechs. Assim, bancos e carteiras que operam de forma unicamente digital e dispensam agências físicas encontraram um grande número de adeptos.

Com essas novidades das últimas duas décadas, a tendência é ter mudanças maiores nos pagamentos nos próximos anos. Assim, o ideal para empreendedores e lojistas é se manterem antenados. A Granito sempre posta novidades sobre o mundo das finanças e dos pagamentos. Você pode saber mais assinando a nossa newsletter!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.