Banner 5 Blog
TABLET Banner 5 Blog
MOBILE Banner 5 Blog

Estética e beleza: como a gestão pode ajudar no crescimento da sua empresa?

Estética e beleza: como a gestão pode ajudar no crescimento da sua empresa?

Compartilhar:

O mercado de estética e beleza está em pleno crescimento no Brasil. Pesquisas destacam que o mercado brasileiro é o quarto maior do mundo, indicando um ambiente rico em oportunidades para quem deseja empreender. Entretanto, para ter sucesso nesse meio, é fundamental conhecer algumas estratégias de gestão que podem ajudar no crescimento da empresa.

Por meio delas, você consegue manter a saúde financeira da sua marca, tem recursos necessários para realizar novos investimentos e ainda consegue pensar em projetos de expansão.

Se você também quer saber como melhorar suas estratégias de gestão, continue a leitura e descubra como alavancar o crescimento da empresa!

Qual é o panorama do setor de estética e beleza?

O mercado de estética e beleza vem apresentando crescimento nos últimos anos. Com cerca de 110 mil pequenos negócios abertos, segundo dados divulgados pelo Sebrae, mesmo assim esse setor ainda apresenta grandes oportunidades.

Isso acontece pela alta demanda por parte dos consumidores, dado que, como você viu no início do texto, o Brasil é o quarto país com maior número de vendas nesse segmento em todo o mundo.

Com a intenção de aproveitar as oportunidades que esse mercado apresenta, é preciso investir em uma gestão inteligente e estratégica, a fim de se diferenciar dos concorrentes. Isso envolve uma boa gestão financeira, parcerias com outros negócios e um marketing de qualidade.

Como fazer uma boa gestão em empresas dessa área?

Como você viu, existe alta demanda no mercado de estética e beleza. Porém, também há bastantes concorrentes. No intuito de não ficar para trás e conseguir se destacar, é preciso investir em uma boa gestão. Com a intenção de ajudá-lo nisso, separamos várias dicas que podem ser usadas no dia a dia do seu negócio. Confira!

Saiba quais são os desafios

O primeiro ponto para conseguir fazer uma boa gestão em seu negócio é conhecer os principais desafios que o mercado apresenta. O primeiro é relacionado ao elevado número de concorrentes. Com a intenção de superar essa dificuldade, investir em estratégias de marketing e diferenciação é crucial.

Além disso, é preciso ter atenção às tendências e ao comportamento do consumidor, que é dinâmico e pode afetar as vendas do seu negócio. Para entender mais sobre esses pontos, é essencial investir em tecnologia.

Esse é outro desafio que as empresas da área costumam enfrentar. Mas vale destacar que, atualmente, existem soluções voltadas para ajudar os empreendedores que estão em busca de destaque no ramo.

Conheça o mercado

Mais uma boa dica para fazer uma gestão eficaz e garantir diferenciação é conhecer o mercado. O primeiro passo para isso você já deu, que é descobrir os principais dados e saber mais sobre os desafios.

Vale também acompanhar os seus concorrentes de perto para entender quais são as oportunidades que eles estão deixando passar. Assim, você consegue investir em personalização em seu negócio, encantando os clientes e conseguindo aumentar o número de vendas.

Fique de olho também nas principais tendências que surgem. Existem inovações e novos produtos que podem ganhar o coração dos consumidores, garantir sucesso e aumentar os lucros do seu estabelecimento.

Entenda o público-alvo

A terceira dica é investir em conhecimento sobre o público-alvo da sua empresa. Esse passo vai auxiliar a entender quais são as melhores formas de atendê-los, bem como elaborar estratégias para otimizar a gestão do seu negócio. Existem várias opções que vão lhe ajudar nessa tarefa, como:

  • faça pesquisas de mercado para conhecer mais sobre o público;
  • colete dados junto aos clientes atuais do seu negócio;
  • peça feedbacks de quem já compra de você;
  • defina um cliente ideal com base nos seus dados.

Esses aspectos são importantes para compreender quais são os principais desejos e dores que os potenciais consumidores do seu negócio enfrentam. Portanto, eles não podem ficar de fora da sua lista.

Invista em treinamento dos funcionários

Outro passo importante é investir na qualificação dos seus colaboradores, especialmente para garantir um atendimento de qualidade para os clientes. Além de favorecer o desenvolvimento técnico da equipe — por meio de cursos, workshops e palestras —, vale a pena oferecer algumas orientações sobre como ter uma boa comunicação, empatia e um atendimento humanizado.

A qualificação do time faz com que sua empresa possa destacar-se, criando protocolos e estratégias próprias que valorizam a marca no mercado. Também vale a pena conversar com toda a equipe para entender quais são as suas necessidades e prioridades para o desenvolvimento profissional.

Faça uso da tecnologia

Por fim, saber como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio também é um passo que vai ajudar na gestão. Por exemplo, é possível implementar ferramentas que auxiliam no controle financeiro e acompanhamento dos resultados. Assim, você consegue implementar melhorias para diminuir custos.

Também é plausível coletar dados sobre os consumidores e tomar decisões estratégicas de marketing para atingir as pessoas certas, aumentando as chances de vender e elevar o nível de faturamento.

Quais são os benefícios de contar com a tecnologia?

Para trazer mais eficiência e praticidade para o seu negócio, é indispensável que você tenha acesso a boas ferramentas tecnológicas. Além de trazer mais segurança para a empresa, também há controle, centralização de dados e demais recursos que podem ser usados para melhorar a experiência do cliente.

Uma excelente alternativa para melhorar a gestão do seu negócio é contar com uma máquina Granito na hora de realizar pagamentos.

Pensando exclusivamente nas demandas de institutos de beleza, salões e barbearias, essa inovação acaba com a bitributação, simplifica o pagamento de serviços realizados e ainda oferece possibilidade de integração com os maiores softwares de gestão do mercado da beleza. 

Viu como é importante investir na gestão do seu negócio? Assim, você consegue aproveitar todas as oportunidades que aparecem no mercado de estética e beleza. Então, não deixe de contar com boas ferramentas para otimizar o atendimento da sua marca e criar uma experiência memorável para os clientes.

Quer saber qual máquina Granito é mais indicada para o seu projeto? Entre em contato conosco e converse com nossos consultores para encontrar a melhor opção para sua necessidade!

Artigos mais lidos

Tópicos

Granito, a máquina certa
para seu negócio

Receba os conteúdos da Granito

Fique por dentro de todos os conteúdos em primeira mão!

Sem spam. Desinscreva-se a qualquer momento.