{Nosso Blog}

Acompanhe as novidades do nosso mercado e as dicas dos nossos especialistas em primeira mão.

Antecipação de recebíveis: lide com imprevistos financeiros tranquilamente

antecipação de recebíveis

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter

Um dos grandes desafios para os gestores financeiros é conseguir manter o capital de giro de forma consistente no dia a dia. Para superá-los, uma série de estratégias e decisões podem ser tomadas para este fim.

Uma delas é a antecipação de recebíveis, que está relacionado com a obtenção dos valores das vendas em crédito. Você já tinha ouvido falar nisso? Neste artigo vamos mostrar essa possibilidade e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma forma de receber, no mesmo momento, o dinheiro vindo das vendas a crédito e parceladas que a sua empresa vendeu. Isso porque, nesses casos, os valores dessa modalidade são recebidos em uma data definida pelas prestadoras de crédito – e nem sempre são em períodos favoráveis para maior controle do seu fluxo de caixa.

É uma operação de crédito não muito burocrática, que pode ocorrer manualmente ou de forma automática. Isso dependerá, principalmente, das estratégias e demandas do seu negócio.

Assim, você estará recebendo um valor que já pertence à empresa apenas fazendo com que o crédito chegue mais rapidamente no financeiro do seu negócio. Essa é uma das principais diferenças relacionadas com o empréstimo, já que esse valor pertence a uma instituição financeira e, portanto, as taxas de juros cobradas por essa cessão de crédito tendem a ser maiores.

A antecipação de recebíveis é muito útil para receber quantias de dinheiro vindas de factoring, duplicatas e vendas parceladas, que podem ser usadas para quitar despesas urgentes.

Contudo, é uma estratégia que necessita passar por um planejamento bastante meticuloso, ou corre o risco de que essas medidas possam gerar mais prejuízos do que benefícios, fazendo com que o negócio fique “no vermelho”.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Para entender como funciona a antecipação de recebíveis, precisamos voltar no começo, ou seja, nas operações de crédito. Diferente dos empréstimos, na antecipação de recebíveis o dinheiro que você recebe já pertence ao seu negócio, e não ao banco.

Vamos a um exemplo: suponhamos que seu negócio seja do ramo de autopeças e que um cliente faça uma compra de valor bastante significativo, porém, parcela o pagamento em 10 vezes.

Ao mesmo tempo, acontece um imprevisto em seu negócio e é necessário comprar um equipamento de valor alto, que só pode ser adquirido à vista. Nesse caso, a antecipação de recebíveis é uma opção ótima para receber uma quantia que já é do seu negócio por direito para cobrir o custo do imprevisto.

Contudo, é importante lembrar que, ao antecipar, você não poderá contar com esse valor posteriormente, ou seja, isso pode causar uma mudança no planejamento financeiro anterior. Sendo assim, é importante saber identificar o melhor momento para fazer esse tipo de solicitação.

Como solicitar a antecipação de recebíveis?

Para solicitar a antecipação de recebíveis, é necessário entrar em contato com a empresa — normalmente a operadora de crédito — que controla os movimentos financeiros do seu negócio.

A instituição analisa os dados da sua empresa e verifica se são consistentes e confiáveis, como medida de segurança para evitar prejuízos. Isso pode ser feito por meio de uma empresa intermediária, que atua como facilitadora no processo.

Para realizar esse serviço, a instituição financeira cobra uma taxa, já que está antecipando o valor do dinheiro que seria entregue futuramente.  Porém, essas taxas são bem menores quando comparadas àquelas praticadas nos processos de empréstimo à bancos.

Resumidamente, quanto maior o risco que a instituição financeira irá correr, pois muitos clientes ficam inadimplentes, maiores serão as taxas cobradas pelos mesmos.  Por isso, é importante estar atento a essas taxas e controlar, de forma minuciosa, o fluxo de caixa do seu negócio antes de antecipar os recebíveis.

Aqui, temos um ponto importante que você deve sempre estar atento: escolher bem a instituição financeira responsável pelas suas operações de crédito. Ela precisa ser competitiva, praticar juros atrativos e ter agilidade para oferecer um bom suporte para o seu negócio.

Ao solicitar o serviço, a operadora fará uma análise de crédito do cliente, verificando se há algum tipo de inadimplência ou restrições no nome. Isso porque elas não são obrigadas a realizar o serviço de antecipação. Por isso, se você tem algum tipo de comprometimento, isso pode prejudicar a sua estratégia e, talvez, esse serviço não seja o mais indicado.

Alguns cuidados precisam ser tomados ao pensar na antecipação de recebíveis, como:

  • uso contínuo: a antecipação de recebíveis, quando utilizado constantemente, pode soar como uma espécie de descontrole financeiro do negócio (o que, muitas vezes, configura-se de fato). Portanto, se isso é algo recorrente em sua empresa, verifique se não há um erro constante ocorrendo;
  • pesquise as taxas existentes: muitas empresas praticam valores diferentes de juros para a antecipação de recebíveis. Por isso, compare e escolha uma parceira séria e com credibilidade no mercado para este fim;
  • considere o que vale mais, se é a antecipação ou empréstimos: muitas vezes, antecipar os recebíveis pode comprometer outras questões no futuro. Por exemplo, o crédito utilizado nas vendas a prazo pode ser utilizado como garantia em operações de capital de giro.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas, principalmente, porque é uma forma de viabilizar mudanças significativas. Afinal, muitas vezes, torna-se necessário ter determinado valor disponível para realizar aquisição de um ativo, manutenções necessárias, entre outras despesas para o dia a dia.

Além disso, em casos nos quais há essa demanda, a antecipação pode ser utilizada para realizar uma cobertura pontual de necessidade de capital de giro, facilitando a gestão de fluxo de caixa. Com isso, evita-se que você busque por recursos em instituições financeiras e, consequentemente, um maior endividamento para o negócio.

A antecipação de recebíveis é uma alternativa de curto prazo, assim, permite-se solucionar rapidamente questões importantes e urgentes do seu negócio. Com isso, é possível ter uma maior maleabilidade, utilizando um dinheiro que já pertence à empresa, evitando que ela contraia dívidas que comprometem as finanças a longo prazo.

Dessa forma, você terá acesso a menores custos em tomadas de crédito para as finanças da empresa e pode utilizar esses valores em momentos estratégicos, o que permitirá o crescimento do negócio a longo prazo. Com isso, evita-se a necessidade de endividamento com financiamento e empréstimos.

Outras vantagens são:

  • redução de riscos para a empresa;
  • maior liquidez;
  • finanças melhor estruturadas;
  • possibilidade de aceleração do negócio.

Assim, alguns dos pontos que você deve observar para escolher o momento de solicitar esse serviço são:

  • quando o capital de giro não é o suficiente para manter as obrigações diárias do negócio neste momento, de forma que a antecipação evita endividamentos e inadimplência;
  • para lidar com momentos de sazonalidade, que já fazem parte da rotina da empresa;
  • pagamento de contas e dívidas a curto prazo;
  • para fechamento de possibilidades de novos negócios e, assim, viabilizar a produção e ter retorno posteriormente;
  • para ações que viabilizem a expansão do seu negócio (criação de uma nova sede, compra de um novo equipamento, entre outros);
  • para realizar um melhor fluxo de caixa no dia a dia.

As vantagens que listamos só farão sentido se você tiver um planejamento para adotá-las. Mesmo em uma situação de emergência, é fundamental que você sente e defina estratégias para esse uso, já que esse crédito não estará disponível em um futuro próximo, como você poderia esperar.

O controle feito por meio de planilhas ou por meio de softwares ou programas específicos para o setor financeiro serão fundamentais nesse momento, a fim de evitar problemas para as finanças do negócio.

Qual a importância de escolher um bom parceiro para antecipação de recebíveis?

Como você pode perceber, a antecipação de recebíveis pode ter uma série de benefícios para o seu negócio. Contudo, para isso, é importante ter uma empresa parceira que realize essa operação e que consiga atuar de forma a proporcionar a chegada dos valores rapidamente, sem erros, e com as menores taxas.

Se sua empresa precisa quitar dívidas urgentes de curto prazo ou simplesmente necessita de dinheiro para cobrir imprevistos em seu negócio, a Granito tem a solução certa para o momento, com a antecipação de recebíveis a taxas atrativas.

Além disso, você poderá acompanhar tudo o que acontece nas finanças da sua empresa por meio do portal online, de forma clara e transparente, e até agendar as antecipações que desejar.  Isso significa muito mais segurança e facilidade na hora de planejar movimentos financeiros na sua empresa, e riscos muito menores de obter prejuízos por falta de planejamento e gestão financeira.

Conheça essas e várias outras soluções Granito que ajudarão seu negócio — independente do segmento ao qual ele pertence — a crescer e ser mais produtivo. Nós, da Granito, temos toda a expertise necessária para fornecer os melhores serviços para o seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.