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Marketing para negócios locais: guia completo para implementar

marketing para negócios locais

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Uma tendência ainda muito comum é que os responsáveis por negócios locais não deem a devida atenção para o marketing. Quem nunca ouviu a célebre frase “deixar essa gestão para os sobrinhos”, não é mesmo?

Contudo, isso pode causar sérios riscos para a vitalidade do seu negócio local. Afinal, pequenas falhas podem representar muito nessas situações. Por isso, é fundamental que você busque sempre ter a melhor gestão possível, a fim de trazer o crescimento necessário para o seu sucesso.

Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, é fundamental saber como estabelecer um bom marketing para negócios locais. Aqui, vamos apresentar um guia completo para auxiliar você a ter uma estratégia imbatível para pequenas empresas. Então, continue lendo e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema.

O que é marketing para negócios locais?

O marketing para negócios locais diz respeito a um conjunto de práticas e ações que permitam promover uma empresa ainda pequena, que atue apenas em determinada região, permitindo que possa direcionar ações para conquistar mais clientes naquela área.

São estratégias utilizadas, principalmente, para empresas que têm lojas físicas ou, ainda, cuja natureza do negócio seja essencialmente focado para a região próxima. É o caso, por exemplo, de restaurantes, que só podem ter clientes locais, seja no espaço físico, seja no delivery.

É um conjunto de ações recomendadas para as mais diferentes áreas, tanto para empresas grandes quanto pequenas, unidades de franquias ou, até mesmo, filiais. Por isso, é importante pensar em formas de conquistar mais clientes, bem como fidelizá-los.

Além disso, é possível conseguir expandir sua atuação. Por exemplo, se você vende apenas para a sua cidade, é possível conseguir alcançar localidades próximas que seu negócio pode atender, de alguma forma.

Quais são os desafios do negócio que não faz marketing?

Você, com certeza, já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”. E olha que ela é antiga, não é mesmo? Mas vale muito para os dias atuais. Afinal, a internet proporcionou um espaço de grande vitrine para as empresas, e elas estão utilizando isso no dia a dia.

Com o cenário de crise trazido pela pandemia do novo coronavírus, essa questão se tornou ainda maior. Afinal, o número de abertura de novas empresas bateu recorde histórico em 2020. Diante das dificuldades geradas pela situação, muitas pessoas se viram com a necessidade de empreender para encontrar uma saída.

Com isso, o fato é que muitas áreas se tornaram ainda mais competitivas. Por exemplo, quem trabalha com preparação de alimentos para delivery, certamente, está vendo que muitos novos negócios foram abertos nesse momento.

Como se diferenciar e, assim, conseguir se destacar entre os concorrentes? Uma das formas é, justamente, por meio do marketing. Se você não cuida disso, provavelmente, vai ficar sem ser visto pelos seus potenciais clientes e será engolido por diversos outros concorrentes. Nada bom, não é mesmo?

Por que é importante contar com essa estratégia?

Como falamos, muitas empresas têm certa resistência em investir no marketing para negócios locais. Contudo, isso é um grande erro. Vamos mostrar, a seguir, os principais pontos que evidenciam essa importância. Continue lendo.

Auxilia a alavancar as vendas

Um dos principais motivos para contar com as estratégias de marketing para negócios locais é, justamente, conseguir trazer um maior número de clientes que possam ser fidelizados e, consequentemente, gerar um maior número de vendas. Por isso, quanto melhor forem trabalhadas essas estratégias, maiores as chances de bons resultados. Afinal, você consegue direcionar as pessoas certas, que tenham interesse em seu negócio, para visitar a loja.

Um dos motes que podem auxiliar a alavancar as vendas do seu negócio local é, justamente, estimular seu cliente a valorizar os lojistas da região, em detrimento das grandes marcas e E-commerces. Isso pode ser feito por meio da comunicação realizada por meio do marketing para esse fim.

Permite potencializar o atendimento presencial

Outro ponto importante é: como estamos falando de empresas locais, com muito foco presencial, é fundamental encontrar estratégias que permitam potencializar o atendimento pessoal. E o marketing para negócios locais pode ser um aliado nisso.

Afinal, há uma série de ferramentas que podem levar a uma melhora das ações dos seus clientes no ambiente presencial. Por exemplo, compras com desconto, facilidade no pagamento, ofertas exclusivas no ponto físico, além de outras questões importantes. Com isso, é possível conseguir conduzir a situação para aumentar as visitas no local. Muito bom, não é mesmo?

Possibilita expandir sua atuação

Talvez um dos pontos mais significativos seja, justamente, poder expandir sua atuação para além da sua região local. Afinal, com o marketing digital, é possível atingir outras localidades (incluindo, até mesmo, possibilidade de vendas internacionais). Isso era algo improvável há alguns anos, quando a internet ainda não permitia esse tipo de ação.

Melhora o relacionamento com o cliente

Quando falamos de um negócio local, tratamos de clientes que estão mais próximos da empresa. Muitas vezes, são aqueles que são fidelizados (ou têm potencial para isso) e que estão sempre presentes no dia a dia do negócio, gerando um laço afetivo com ele.

Com isso, o marketing gera a possibilidade de reforçar essas relações, bem como criar novas. Por exemplo, pense em um salão de beleza que tenha suas clientes fidelizadas, sempre interagindo com os canais do negócio. Quando elas se sentem motivadas, compartilham conteúdos sobre o local e, assim, fazem com que outras amigas e colegas conheçam o espaço e queiram agendar horários, por ter uma recomendação de confiança.

Isso é muito característico de negócios locais, por estarem inseridos em uma região específica. É muito raro ter esse estreitamento de laços, por exemplo, com empresas de E-commerce ou, então, com negócios que atuam em muitas regiões.

Favorece o conhecimento de hábitos de consumo locais

Outro ponto é permitir conhecer, com mais cuidados e eficiência, como são os hábitos de consumo daquela região. Isso é importante, por exemplo, para compreender quais são as tendências e demandas daquele lugar, e como você pode atendê-las.

Por exemplo, se você tem um negócio de varejo e quer abrir uma segunda unidade, é possível, por meio dos dados de hábitos de consumo locais, coletados durante as estratégias de marketing e vendas, pensar em qual região da cidade vale a pena investir. Com isso, suas ações podem ser mais certeiras.

Ajuda a chegar a quem busca informações online

Segundo pesquisa, 97% dos usuários pesquisam na internet antes de buscar uma loja física para realizar suas compras. Considerar isso é importante para pensar na importância do marketing para negócios locais. Afinal, para isso, é fundamental que você seja visto por quem faz essas pesquisas online.

Como implementar o marketing para negócios locais?

Uma dúvida comum de quem está começando a abrir um negócio é saber como implementar esse tipo de marketing no dia a dia. Afinal, se você ainda não tem um setor estruturado, como realizar as mudanças necessárias para esse fim?

Neste guia completo, não poderíamos deixar essa parte de fora, não é mesmo? Vamos trazer um passo a passo para isso, a seguir.

Faça um planejamento

Um primeiro ponto é: para adotar qualquer mudança em um negócio, é importante que isso seja feito de forma planejada. Isso porque há necessidade de pensar em uma série de questões que podem afetar seu negócio no dia a dia. Por exemplo, envolve investimento financeiro para um profissional especializado realizar esse tipo de ação.

Além disso, pode-se gerar mudanças importantes na estrutura interna. A adoção de dias promocionais na loja física exige planejamento financeiro para esse fim, de forma que os valores de descontos não gerem prejuízos para a empresa.

Por isso, é hora de colocar tudo na ponta do papel: o que é preciso para tornar suas ações de marketing para negócios locais mais efetivo? Quais soluções podem ser adotadas? Quais os custos? Todos esses fatores precisam ser analisados previamente, para traçar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Aqui, temos dois pontos fundamentais que não podem ficar de fora do planejamento: estabelecimento das metas e definição do orçamento. Tenha isso em mente.

Conheça o perfil de consumo do seu público

Essa questão anda em conjunto com a anterior. Isso é fundamental, principalmente, para que suas estratégias possam ser mais efetivas e o planejamento seja mais consistente. Por isso, invista também em identificar como o público local realiza suas compras.

Por exemplo, se a sua loja está em uma região central, que não é movimentada aos finais de semana, é fundamental investir em ações de divulgação que convoquem à ação durante a semana e, talvez, ter estratégias mais informativas nesses períodos de menor movimentação.

Com isso, você não queima ações com maiores chances de não ser efetivas, justamente, porque fogem do perfil de consumo do seu público. Com isso, há mais possibilidade de sucesso no seu dia a dia.

Defina os canais mais estratégicos

Esse é um fator fundamental, pois ele é profundamente estratégico: saiba quais são os canais que realmente são mais atrativos para seu público. Por exemplo, não adianta investir em ações no TikTok, se o perfil dos seus consumidores são gestores que tomam decisões em empresas. Eles não estarão lá.

Isso nos faz retornar ao padrão de consumo do seu público-alvo, principalmente, quando há pouco orçamento para realizar as estratégias e, portanto, torna-se importante que você precise restringir as ações a serem tomadas. O planejamento feito inicialmente é o que definirá o orçamento para esse fim.

Publique em redes sociais

As redes sociais continuam sendo uma das suas mais importantes aliadas para ter um bom marketing para negócios locais. Isso porque elas permitem que os usuários encontrem sua loja, seja pela indicação de página para seguir, seja por meio de anúncios ou, ainda, com a ação orgânica dos usuários.

Contudo, para que isso possa funcionar, é importante que você tenha uma presença constante nessas plataformas. Isso porque, segundo o funcionamento dos algoritmos, se você publica pouco, é porque seu conteúdo não é tão relevante, então, desaparece para os usuários. Enquanto isso, sua empresa pode ser engolida pelos concorrentes, que estarão atuando com presença constante no dia a dia.

Invista em segmentação

O marketing em redes sociais passa, necessariamente, por uma boa segmentação. Com isso, é fundamental que você consiga identificar qual o perfil do seu público. Por isso, é fundamental que faça uma pesquisa para identificar ou avaliar quais são os dados das suas redes sociais no momento.

O que fazer para começar a divulgar um negócio local?

Agora que você já sabe como implementar o marketing para negócios locais, é hora de conhecer as principais estratégias que podem ser adotadas para começar a divulgar sua empresa. Vejamos alguns pontos que podem auxiliar, a seguir.

Conte com o Google Meu Negócio

Uma das formas de ser visto pela população da região é investir no Google Meu Negócio. Afinal, essa ferramenta surgiu, justamente, para ser uma forma de dar suporte aos negócios locais. Nele, você poderá cadastrar sua empresa, bem como as características específicas, tais como:

  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • distância que o usuário está do local;
  • fotos do estabelecimento;
  • opções (compra local, retirada, delivery);
  • site e redes sociais;
  • avaliação de consumidores.

Com isso, quando seu potencial cliente pesquisar sobre determinado produto na região, encontrará no Google as informações sobre seu negócio e, assim, poderá optar por conhecer o espaço.

Google Ads

Outra forma de conseguir ser visto pelos seus potenciais clientes é por meio do Google Ads. Essa ferramenta permite que você invista um valor para que, diante da pesquisa sobre determinadas palavras-chave, o usuário possa encontrar sua empresa no topo das buscas do Google, no espaço destinado aos links patrocinados.

Isso favorece que o perfil da sua empresa (seja um site, sejam redes sociais, E-commerce, landing page, entre outros) apareça com maior proeminência para quem realiza as pesquisas e, assim, desperte interesse pelos seus potenciais clientes, conseguindo uma melhor atuação.

Instagram

O Instagram é, atualmente, uma das principais redes sociais para quem está em busca de alcançar um maior número de pessoas e mostrar seu potencial, bem como estabelecer relações com seus clientes. Ele auxilia, principalmente, aqueles negócios que, de alguma forma, tenham apelo visual. Mas não só isso.

Por exemplo, você pode utilizar o espaço para criar conteúdos informativos para seus potenciais clientes e fazer com que eles aprendam mais sobre questões que sejam do interesse deles. Assim, pode-se chamar atenção deles que, compreendendo como você fornece conteúdo de qualidade e que gere valor, possa se tornar uma opção interessante.

LinkedIn

Para quem atua no setor B2B, ainda que localmente (por exemplo, fornecedores de fios para empresas da construção civil), um canal importante de abordar é o LinkedIn. Por meio dele, você pode compartilhar conteúdos que permitam a visualização da sua empresa por quem está em busca de profissionais dessa natureza.

Afinal, muitos gestores também estão lá buscando potenciais clientes e podem encontrar, nas publicações do seu negócio, um grande potencial de parceria.

Palavras-chave e hashtags

Outro ponto importante para conseguir divulgar seu negócio é saber como explorar palavras-chave nos buscadores e hashtags em redes sociais. Esses dois elementos são fundamentais para que você possa encontrar quem realmente se interessa por sua empresa.

Por exemplo, se um cliente está em busca de um “salão de cabeleireiro especializado em loiros”, ele buscará essas informações nos sites de pesquisa (como Google) ou, ainda, pela busca de hashtags para encontrar influências (no Instagram).

Por isso, saber trabalhar esses dois fatores permite indexar seus conteúdos, de forma que o cliente conseguirá encontrá-lo. Seguindo esse exemplo, você poderá trabalhar o site do salão para essa palavra-chave de cauda longa (“salão de cabeleireiro especializado em loiros”) ou, então, utilizar hashtags relacionadas (#loiros #loirosdegrife #platinado, entre outros). Esse é um ponto-chave de marketing nas redes sociais.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo continua em alta, principalmente, porque a geração de valor é uma questão cada vez mais valorizada pelos clientes. Afinal, o relacionamento com as marcas ajuda no interesse do público em comprar os produtos quando:

  • a marca se posiciona como autoridade no assunto;
  • está alinhada com seus valores e interesses;
  • desperta a sua atenção;
  • faz com que o público descubra coisas novas.

O marketing de conteúdo faz exatamente essa movimentação: indica todos esses pontos que listamos acima e gera uma melhor relação entre as partes. Quer ver um exemplo?

Voltemos à questão dos salões de beleza. Os conteúdos que auxiliam com indicação de tratamento de cabelos em casa, mostrem práticas do que faça você mesmo, indiquem produtos, mostrem cortes interessantes, entre outros.

Além de gerar valor para o seu público, isso aumenta o engajamento em seus perfis de conteúdo. Mais um exemplo sobre salões, portanto:

  • pense que a página criou um vídeo com dicas de como realizar umectação nos fios;
  • uma série de pessoas interessadas no tema passam a compartilhar em suas redes sociais o vídeo, pois é uma boa dica;
  • uma pessoa que seja amiga de quem compartilhou começa a seguir a página, pois gostou da sugestão e se identificou com aquele conteúdo;
  • ali, descobre que o salão realiza serviços que sejam de interesse dela;
  • marca um horário e se torna um cliente.

WhatsApp

Outra forma de divulgar e, inclusive, permitir que o cliente possa fazer compras, é por meio do WhatsApp. Recentemente, a empresa permitiu que os usuários brasileiros pudessem realizar pagamentos por meio do aplicativo, o que facilitou o processo de vendas por ali para quem não tem site ou E-commerce. Mas não é só isso.

A solução já vinha permitindo o seu uso para esse fim há algum tempo. Por exemplo, quando criou as contas Business ou, ainda, a inserção de catálogos para venda, permitindo que os clientes possam visualizar os conteúdos.

Com isso, é possível criar um espaço de vendas em uma aplicação que já faz parte do dia a dia das pessoas e, portanto, é de fácil acesso. Muitas vezes, o problema da dificuldade de conversão é, justamente, o uso de um outro aplicativo ou site. Ao estar no local que eles já interagem o tempo todo, torna-se mais fácil.

Link de pagamento

Você não quer perder a possibilidade de uma compra, não é mesmo? Por isso, utilizar o link de pagamento é uma forma de garantir que aquela conversão será realizada. Mas como funciona isso?

Como falamos, você pode utilizar diversos canais para proporcionar a compra para o cliente: WhatsApp, redes sociais, site, entre outros. Para facilitar o processo, direcionando-o para a finalização, uma das formas é realizar as vendas por link de pagamento.

Assim, você também não precisa ter a máquina de cartão sempre em mãos. Basta oferecer o link de pagamento por WhatsApp ou redes sociais. Para criá-lo, é preciso inserir nome do cliente, o e-mail e poderá compartilhá-lo rapidamente, dentro do nosso acesso ao cliente na Granito.

Afinal, não basta ter uma boa divulgação e falhar no momento de fechar a venda. Você já se esforçou muito para conquistar o cliente, para perdê-lo no processo de finalização, não é mesmo? Um aliado importante para isso é a Granito! Além do link de pagamento, facilitamos para que seu negócio local possa oferecer outras formas de pagamento que sejam atrativas para o cliente.

Outras dicas práticas de divulgação

Outros fatores importantes para você trazer para seu negócio e potencializar a divulgação são:

  • crie um site com blog para investir em marketing de conteúdo;
  • fique atento às novidades de redes sociais para ser pioneiro em algumas estratégias;
  • participe de feiras e eventos na sua área;
  • considere a estratégia de gifting;
  • utilize datas sazonais e feriados a seu favor;
  • seja criativo.

O marketing para negócios locais tem um papel fundamental para trazer maior crescimento e possibilidades de negócio. Por isso, não deixe de investir nas dicas que trouxemos ao longo deste guia completo, e temos certeza de que os resultados surgirão. Para alcançar o sucesso nas suas estratégias, não se esqueça de contar com boas parcerias de negócios.

Como falamos, estar atualizado e conhecer as melhores práticas é uma forma de trazer melhores resultados em suas ações. Então, assine nossa newsletter e acompanhe todas as nossas dicas imperdíveis para o crescimento da sua empresa.