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Marketing nas redes sociais: 7 dicas práticas para você adotar

marketing nas redes sociais

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A internet já faz parte da rotina de grande parte das pessoas e, nos dias de hoje, os empreendedores e gestores que não incluírem estratégias relacionadas com o uso da grande rede terão, certamente, mais dificuldades para prosperar. Pensando nisso, separamos essas dicas práticas de marketing nas redes sociais.

O merchandising moderno não pode abrir mão desse tipo de mídia, mas existe um aspecto bastante positivo nesse contexto. As redes universalizam o acesso e, com um pouco de criatividade, oferecem possibilidades incríveis de divulgação para negócios de todos os portes. Continue a leitura e descubra como fazer isso.

1. Planeje estrategicamente o conteúdo

É bastante recomendável planejar estrategicamente o conteúdo para fazer marketing nas redes sociais. Afinal, você pode perceber que as notícias e novidades postadas pelas empresas que você segue, definitivamente, não estão ali por acaso. Tudo faz parte de um conjunto de ações, que visa o melhor retorno e o máximo de resultado possível.

Para chegar à conclusão do que você deve postar, você precisa considerar alguns aspectos. Qual o seu público-alvo? Qual a visão e a missão do seu negócio? Qual é o seu objetivo com essa divulgação? As respostas para essas perguntas devem embasar qualquer campanha, direcionando melhor a sua atuação e otimizando o uso dos seus recursos.

2. Publique fotos de boa qualidade

As fotos estão fortemente relacionadas com o sucesso nas estratégias de redes sociais de qualquer negócio. Afinal, as imagens são o grande chamariz de qualquer perfil e podem ajudar o cliente a se interessar pelos seus produtos e serviços. Sendo assim, não é de se espantar que você deva investir bastante nesse quesito. 

Faça da iluminação a sua melhor amiga e use a luz natural a seu favor, sempre que isso for possível. Os melhores horários costumam ser pela manhã ou no começo da tarde. Não se esqueça também que os aplicativos podem otimizar bastante a capacidade da sua câmera e existem excelentes opções no mercado, muitas das quais gratuitas.

3. Saiba utilizar hashtags importantes

Você sabe para que servem as famosas hashtags? Mais do que meras expressões divertidas, elas são termos associados a assuntos e discussões, que se transformam em hiperlinks que levam para uma página com publicações relacionadas. Para usá-las, você deve selecionar a palavra e inserir o famoso símbolo da cerquilha (#) antes.

Uma escolha adequada das hashtags pode auxiliar muito a atingir o cliente que você deseja e contribui para que sua empresa possa conversar com o máximo possível de pessoas. Quase todas as redes sociais contam com essa opção e você pode, inclusive, observar quais estão sendo mais usadas pelos seus concorrentes.  

4. Aproveite bem o WhatsApp Business

Nos dias de hoje, as empresas que não souberem utilizar o WhatsApp Business para promover um melhor atendimento ou mesmo para manter o relacionamento com o seu público, definitivamente, estarão dando espaço para a concorrência. O aplicativo é um tremendo sucesso e oferece uma gama de funcionalidades simplesmente incríveis.

Com uma conta, você poderá fornecer informações do acompanhamento de possíveis reclamações, priorizar as etapas que sejam de fato importantes para os clientes e, de quebra, eliminar ruídos de comunicação. O perfil corporativo, voltado para negócios, é um diferencial importante, que traz credibilidade e autoridade para o seu empreendimento.

No entanto, é recomendável estar atento quanto a algumas práticas. Você não deve enviar mensagens em excesso, até porque a pessoa que opta pelo atendimento via WhatsApp, via de regra, deseja uma comunicação mais breve. O ideal é que o contato seja ágil e empático, independentemente de ser feito por um agente humano ou pelo chatbot.

5. Crie posts que busquem o engajamento

Nas redes sociais que permitem postagens, você precisa utilizar esse recurso de maneira estratégica, com o intuito de criar engajamento e fidelizar a pessoa que está visualizando o conteúdo. Por isso, você não deve utilizar o espaço como uma mera extensão do seu site ou das campanhas de marketing que estejam em vigor.

É preciso despertar o interesse, promovendo seus produtos ou serviços em sintonia com a linguagem típica da internet e da mídia na qual essa informação está sendo publicada. Uma tática bastante eficiente é usar o “Call to Action” ou chamada para a ação. Isso pode ser feito, por exemplo, incentivando o compartilhamento do post.

6. Faça um monitoramento constante

Nenhuma estratégia de marketing tende a ser eficiente se não houver um monitoramento constante. Felizmente, a internet facilita bastante esse trabalho e você pode usar diversos sites e táticas para isso. Com os buscadores, como o Google, você poderá descobrir os termos e tendências que estão em alta no seu segmento.

Nas próprias redes sociais, existe uma expressão chamada trending topics, que está relacionada com as palavras mais populares em determinada rede no momento. Com isso, muitas ideias de publicações podem surgir e você poderá entender melhor o comportamento e os interesses das pessoas que deseja transformar em clientes.

7. Analise as métricas e seus resultados

Por fim, a última das dicas práticas de marketing nas redes sociais que vamos oferecer é a recomendação de fazer uma análise das métricas e dos resultados obtidos com suas ações. Uma métrica é, na realidade, um indicador, que pode mostrar o engajamento de uma postagem, por exemplo, pelo número de curtidas ou compartilhamentos.

Além disso, existem inúmeras ferramentas, pagas ou gratuitas, que podem ajudar a traduzir esse mar de dados que é a internet. Isso funciona como uma espécie de feedback, que torna mais simples determinar os sucessos e fracassos obtidos, permitindo o realinhamento de estratégias e ganhando embasamento para as próximas campanhas.

Ao seguir essas dicas práticas de marketing nas redes sociais, você poderá experimentar o que há de melhor na internet. A web é uma excelente possibilidade para quem não tem tantos recursos disponíveis, mas que está aberto a usar a criatividade e a qualidade dos conteúdos como uma maneira de atrair e fidelizar clientes.

Gostou de conhecer essas dicas práticas de marketing nas redes sociais? Então que tal conferir também o nosso outro post aqui no blog que fala sobre vendas pelo WhatsApp?