{Nosso Blog}

Acompanhe as novidades do nosso mercado e as dicas dos nossos especialistas em primeira mão.

Como lidar com a sazonalidade nas vendas? Entenda aqui

sazonalidade

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter

Manter uma empresa com um ritmo constante de demanda é um tremendo desafio, que pode ser ainda maior se ela estiver sediada em um segmento do mercado que seja afetado pela época do ano ou por outras características variáveis. Diante dessa realidade, aprender mais sobre a sazonalidade nas vendas pode ser fundamental para o sucesso.

Com um pouco mais de conhecimento do assunto e com a adoção de medidas estratégicas, é possível compreender de que maneira o seu negócio pode sofrer flutuações e como fazer um planejamento para passar, sem maiores dificuldades, por esses períodos. Continue a leitura do artigo e descubra como fazer isso!

Afinal, o que é a sazonalidade nas vendas?

O termo sazonal se refere à uma estação do ano ou a algo temporário, que possui uma época específica. No universo das vendas, esse conceito está relacionado com aqueles produtos ou serviços que possuem uma demanda muito maior em determinados períodos, enquanto a procura pode ser extremamente baixa em outros.  

Naturalmente, esse não é um cenário ideal para quem deseja empreender, pois as contas e as despesas não param de chegar. Não são todas as áreas do mercado que são afetadas pela sazonalidade, pois isso depende do tipo de negócio, mas o fato é que uma boa compreensão desse fenômeno pode ser útil e trazer lições importantes em praticamente qualquer ramo.

Como identificar a sazonalidade nas vendas?

Como dissemos, não são todas as empresas e empreendedores que são afetados pela sazonalidade nas vendas. No entanto, para alguns ramos, os fatores externos podem impactar diretamente no fluxo de caixa do negócio, positiva ou negativamente. Felizmente, existem algumas formas de identificar quando isso acontece.

Uma maneira simples de descobrir isso é calculando o seu total de vendas ao longo de um ano e depois tirar a média mensal. Isso também pode ser feito com outros fatores, como o número de buscas, o ticket médio ou mesmo o estoque. Com essas informações, você pode verificar se há um padrão estável ou se você conta com meses de alta e baixa.

Como minimizar o impacto da sazonalidade nas vendas?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de sazonalidade nas vendas e descobriu como identificar se o seu negócio é afetado por esse fenômeno, vamos dar algumas dicas para que você possa minimizar os eventuais impactos que ela poderia trazer ao seu fluxo de caixa. Confira.

Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para minimizar o impacto da sazonalidade nas vendas é ter um bom planejamento. Uma vez que você determinou que a sua empresa é impactada por esse tipo de problema, você deve começar a pensar em ciclos, se programando, inclusive, para que os rendimentos do período de alta compensem eventuais prejuízos na baixa.

Essa estratégia já é muito comum e conhecida em alguns segmentos, como as áreas de turismo, por exemplo. Apesar de não depender de você e ser inevitável, a questão sazonal se repete e cria padrões, que podem ser aproveitados por um empreendedor astuto. Foque na gestão de estoque, invista com inteligente e negocie com fornecedores.

Conheça o poder das promoções

As datas comemorativas são bastante valorizadas em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Elas podem ajudar bastante a minimizar o impacto da sazonalidade nas vendas. Boa parte do público é atraído por esse tipo de estratégia e você pode ter lucros bem interessantes se considerar esse aspecto em suas ações e estratégias de marketing.

Você pode, por exemplo, realizar promoções em seus produtos ou serviços, dando descontos para determinadas formas de pagamento ou apostando em combos vantajosos para os clientes. Com isso, você garante o seu negócio em alta e consegue manter a sua credibilidade, mesmo em períodos de baixa.

Aposte na capacitação da sua equipe

A boa capacitação da sua equipe é essencial, independentemente da sua empresa ser ou não afetada por questões sazonais. Isso criar um excelente diferencial no atendimento e faz com que os clientes não apenas elevem o seu ticket médio, como também deem preferência ao seu negócio quando voltarem a comprar.

Hoje em dia, existem muitas opções para isso, muitas das quais não demandam grandes recursos ou investimentos volumosos. Existem treinamentos tradicionais, aulas online e até conteúdos em blogs voltados para o tema. Você também pode fazer reuniões internas, passando os objetivos e metas para seus colaboradores.

Adeque a estratégia ao período

Se formos pensar em sazonalidade nas vendas, também devemos entender que as estratégias precisam sempre se adequar ao período em que estamos. Como o fenômeno depende de fatores externos, o empreendedor inteligente deve entender quais são os caminhos e ações que podem minimizar o impacto de algo que é inevitável.

Uma boa dica, por exemplo, é tentar equilibrar o preço de acordo com o mês do ano. Isso pode ser feito por meio de promoções, como falamos acima, ou simplesmente da readequação esporádica dos valores. Existe um composto emocional envolvido no mercado e muita gente estará disposta a pagar um pouco mais na época de alta.

Invista em marketing e fidelização

Por fim, não dá para falar sobre a sazonalidade nas vendas sem falar sobre investir em marketing. Essa é uma maneira experimentada e eficaz de fidelizar clientes e de fazer com que consumam seus produtos ou serviços em qualquer época do ano. Trata-se de um excepcional investimento, com retorno quase garantido.

A internet e as redes sociais têm um papel preponderante em ações de divulgação na atualidade e podem oferecer opções bem interessantes e com ótimo custo-benefício. Foque nos perfis do seu negócio, aposte no poder dos anúncios e campanhas de adwords. Eles se adequam ao seu orçamento e estimulam a compra durante o ano todo.

Agora que você já aprendeu mais sobre a sazonalidade nas vendas, não deixe de adotar estratégias para lidar com essa questão. Com ações adequadas e as estratégias certas, você pode minimizar os impactos desse fenômeno e garantir uma lucratividade duradoura e constante.

Gostou de aprender como lidar com a sazonalidade nas vendas? Quer receber mais conteúdos como esse? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!