{Nosso Blog}

Acompanhe as novidades do nosso mercado e as dicas dos nossos especialistas em primeira mão.

Como o pagamento facilitado ajuda no aumento das vendas?

pagamento facilitado

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter

Você já pensou no impacto que o pagamento facilitado tem no faturamento do seu estabelecimento? Independentemente do seu ramo de atuação, certamente, você quer aumentar suas vendas. Existem diversas dicas para vender mais, e uma das mais importantes é diversificar os meios de pagamento. Essa preocupação impacta diretamente a experiência do cliente na sua loja.

Então, se você trabalha no comércio e tem o objetivo de aumentar as vendas, continue lendo este post até o fim. Entenda o papel que o pagamento facilitado tem nessa meta!

Por que oferecer pagamento facilitado é tão importante?

O pagamento tem uma relação direta com a experiência do cliente, por um motivo bem simples: conveniência. Quanto mais opções você oferece, mais escolha o cliente tem para usar aquilo que considera a melhor opção.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo apresenta dados muito interessantes sobre os meios de pagamento preferidos. Opções como cartão de crédito, débito e dinheiro são as mais usadas, nessa ordem, nas lojas físicas.

Porém, alternativas mais novas, como o pagamento por aplicativos no celular, vêm crescendo — subiu de 4% dos clientes para 21%, em 2020. O PIX é um ótimo exemplo, e esse número deve apenas subir.

Além do mais, a pesquisa também mostra como o comportamento muda de acordo com o produto comprado. Bens duráveis, como eletrodomésticos, são comprados no cartão de crédito, muitas vezes, com o pagamento parcelado.

Já bens de consumo imediato tendem a ser comprados no débito, dinheiro ou pelo aplicativo. Existem outros motivos pelos quais o pagamento facilitado aumenta as vendas.

Evita desistências no caixa

Quanto mais opções você cobrir, maiores são as chances de vender, atraindo o público por ter o meio de pagamento que ele quer usar e evitando surpresas desagradáveis no caixa, quando o modelo não é aceito. Não somente isso é uma péssima experiência para a pessoa, mas gera um certo transtorno para todos que estão na loja.

Protege de fraudes

O pagamento facilitado não beneficia apenas o cliente. Cédulas falsas, cheques sem fundo e cartões clonados são apenas alguns exemplos de golpes que podem acontecer durante o pagamento. Meios mais inovadores ajudam a resolver esse problema com sistemas anti-fraude.

Facilita ações complementares

O pagamento facilitado também facilita outras ações que podem ocorrer no caixa. Por exemplo, você pode precisar fazer estorno ou chargeback se o cliente estiver insatisfeito por qualquer motivo. Além disso, permite ações de fidelização, como o cashback, o modelo do dinheiro de volta a cada compra, que vem se tornando mais popular no Brasil.

Oferece inovação

Além de todas as vantagens mais práticas acima, o pagamento facilitado também gera uma percepção positiva para o cliente, do ponto de vista da inovação. O público gosta de experimentar novos meios de pagamento, seja por aproximação, seja pelos apps.

Diferencia da concorrência

Caso você tenha uma loja de bairro, imagine que você tem todas essas formas de pagamento, enquanto a sua concorrência aceita apenas dinheiro ou cartão de débito? Essa é mais uma forma de se destacar, trazendo novos clientes para sua loja.

Como oferecer o pagamento facilitado?

A soma de todas as vantagens acima leva a um aumento no faturamento e nas vendas no seu estabelecimento. Porém, como fazer isso? Confira algumas possibilidades de pagamento facilitado.

Parcelamento com ou sem juros

Como vimos na pesquisa acima, o pagamento parcelado é uma opção muito escolhida na compra de bens mais duráveis. Isso faz bastante sentido do ponto de vista dos clientes, que podem se organizar melhor financeiramente com as parcelas, caso não tenham dinheiro para comprar o bem à vista. Porém, o lojista fica com a escolha de oferecer pagamento com ou sem juros.

A opção com juros faz mais sentido do ponto de vista financeiro para a loja, já que é preciso arcar com os custos do parcelamento. Já o sem juros, é mais atrativo para o cliente. Essa é uma decisão de gestão, já que é preciso combinar a estratégia com o conhecimento das taxas de juros para encontrar o preço ideal. O mais importante é conseguir oferecer a alternativa que faça mais sentido para o cliente.

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente pode não se aplicar a qualquer produto ou serviço, mas quando isso ocorre, vale muito a pena. Ele traz diversas vantagens, como:

  • previsibilidade de receita;
  • facilidade no controle de estoque;
  • diminuição do esforço de cobrança;
  • descontos maiores;
  • redução da inadimplência.

É uma alternativa bem interessante para certos estabelecimentos em que esse modelo se encaixa muito bem. Por exemplo, escolas ou academias podem aproveitar muito bem todos esses benefícios.

Link de pagamento

Uma ótima opção, especialmente nesse momento, em que muitos estabelecimentos estão fechados por conta da pandemia. Com essa solução, você consegue criar um link de pagamento que é enviado para os clientes pelo WhatsApp, redes sociais ou qualquer outra forma de contato.

Ele é uma ótima solução para complementar a maquininha. Enquanto um garante as suas vendas na loja, o link permite que você venda sem nenhum contato com o estabelecimento. Além disso, quando a loja estiver funcionando 100%, você ainda pode vender sem precisar enviar a maquininha com os entregadores.

Conte com as soluções de venda facilitada da Granito

Como vimos ao longo deste post, o pagamento facilitado tem um impacto direto nas vendas e no faturamento do seu negócio. Porém, quanto mais opções forem oferecidas, naturalmente, mais trabalhoso é lidar com todas elas.

É por isso que uma parceria com a Granito pode ser tão interessante. Com ela, a oferta de pagamento é mais simples de gerenciar e você não perde vendas.

A Granito oferece diversas vantagens para você poder oferecer uma solução de pagamento completa para os clientes, com a maquininha ideal para o seu negócio, atendimento e suporte 24 horas, além de um consultor para ajudar você a otimizar a gestão de pagamentos.

Gostou das vantagens da Granito? Está pronto para oferecer pagamento facilitado e vender mais? Então, entre em contato conosco e descubra como começar!