Caixa e capital de giro: como podem te tirar de um sufoco?
Você sabe o que é Capital de Giro? Acha que esse é um conceito que só serve para empresas que estão começando?
Muitos empresários não conhecem esse conceito tão importante, e tão pouco aplicam esse recurso na rotina de suas empresas.
Agora vou te fazer mais algumas perguntas:
Como está o caixa da sua empresa? Ele tem sempre dinheiro disponível para pagar os seus fornecedores?
Já te mostramos como fazer conciliação de cartões para prever seu fluxo de caixa, e agora, te ajudaremos a entender como o Capital de Giro pode salvar a sua empresa e garantir que o seu Caixa feche novamente no positivo. Continue lendo para saber mais.
Capital de Giro: seu aliado desde o começo
O Capital de Giro é simplesmente o investimento necessário para financiar e garantir a continuidade das operações de uma empresa: despesas com fornecedores e estoque, despesas com funcionários e operacionais, e tudo o que for necessário para o bom funcionamento da empresa. Muitas vezes, é associado apenas à abertura da empresa. Na hora de fazer um plano de negócios, o Capital de Giro é, na maioria das vezes, lembrado. O problema surge quando a empresa inicia suas atividades: logo se esquecem desse conceito e começam a operar no limite. Capital de Giro não é simplesmente o investimento que você deve colocar na empresa para funcionar nos primeiros meses. É o valor que sua empresa deve ter sempre disponível para garantir seu perfeito funcionamento. Por exemplo: – Seus produtos devem estar sempre em estoque – Seus fornecedores devem receber quando combinado – Seus funcionários devem receber, normalmente, até o 5o dia útil do mês. Pense agora o seguinte: imagine que durante esse mês, o movimento da sua empresa está ótimo, com clientes comprando todos os dias, porém pagando apenas no cartão de crédito. Chega o dia 5, seu estoque está quase no fim, seus funcionários e fornecedores precisam receber. É justamente aí que entra o Capital de Giro. Ele garante os recursos necessários para que você tenha sempre liquidez disponível em caixa, para financiar as operações básicas do seu negócio.
O Capital de Giro te ajuda a:
– Financiar clientes (em vendas a prazo) – Garantir liquidez para compra e mantimento de estoque – Assegurar recursos para o pagamento de fornecedores – Garantir recursos para pagamentos de taxas e impostos – Certificar a liquidez do pagamento dos funcionários (salários e comissões) Portanto, se a sua empresa compra e vende a prazo, mantém estoque, ou deve pagar qualquer tipo de despesa, é essencial manter um Capital de Giro para assegurar a saúde financeira da sua empresa.Capital de Giro: segurança na saúde financeira
De acordo com dados do Sebrae (SP), quase 30% das novas empresas encerram seu funcionamento logo no primeiro ano, e mais do que isso, a metade (50%) dessas novas empresas não passam do quarto mês de exercício. Esses mesmos dados mostram que a maioria dessas empresas fecha devido a falta de saúde financeira. Após a análise dos dados dessa pesquisa, podemos entender melhor que o Capital de Giro é, não só importante, mas essencial para a manutenção de uma empresa, desde o seu planejamento, até sua implementação, começo de suas atividades e durante toda a rotina da empresa.